Design
Empresa lança 1° absorvente 100% biodegradável no Reino Unido
Produto é feito a partir de fibras vegetais e adesivos naturais e em apenas seis horas mais de 80% do absorvente se dissolve
A Fluus, empresa do Reino Unido, lançou um absorvente menstrual 100% biodegradável, que se dissolve completamente em cerca de um mês. O produto é feito a partir de fibras vegetais e adesivos naturais. Em apenas seis horas, mais de 80% do absorvente se quebra e dissolve em fibras vegetais que ficam do tamanho de um cílio.
Segundo a fabricante, o descarte deve ser feito no próprio vaso sanitário. A força da água da descarga é que começa o processo de degradação, que continua à medida que o produto passa pelas galerias de esgoto, até desaparecer completamente. A capacidade de absorção do fluxo menstrual é 15% maior que modelos não biodegradáveis.
Diferentemente dos absorventes comuns, que possuem até 90% de plástico em sua composição e levam, em média, 400 anos para se decompor na natureza, gerando um lixo que perdura por gerações, o absorvente da Fluus é uma alternativa sustentável e amigável ao meio ambiente. O Instituto Akatu, que atua na área de consumo consciente e sustentabilidade, estima que uma pessoa pode produzir cerca de 200 quilos de lixo, desde a puberdade até a menopausa, somente com absorventes descartáveis.
A preocupação com o impacto ambiental dos absorventes descartáveis tem levado muitas pessoas que menstruam a buscar alternativas mais sustentáveis. Além do modelo biodegradável, existem outras opções, como absorventes de pano, coletores menstruais e calcinhas absorventes. O importante é buscar informações sobre as diferentes alternativas disponíveis e escolher aquela que melhor se adapta às necessidades de cada pessoa.
A tecnologia dos absorventes biodegradáveis ainda é relativamente nova, mas pode ser um passo importante na busca por soluções mais sustentáveis para a menstruação. O lançamento do produto no Reino Unido mostra que há interesse e demanda por alternativas amigáveis com o meio ambiente, o que pode estimular novos desenvolvimentos nessa área.
Leia também:
Veja 5 motivos que criam ambiente favorável a franquias no mercado de ópticas
Arquitetura sustentável: como preservar o planeta e ter ambientes planejados?
Imagem: Freepik