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Esportes e varejo: as principais ativações do verão europeu
Os Jogos Olímpicos, os Jogos Paralímpicos, Wimbledon e a Eurocopa estão trazendo um calendário repleto de competições para estádios e telas ao redor do mundo, e os varejistas estão aproveitando a oportunidade para atrair clientes às lojas com iniciativas temáticas de esportes.
Enquanto o gasto no varejo sofreu este ano devido a uma combinação de inflação, aumento de preços e clima úmido (pelo menos no Reino Unido), a empolgação esportiva está proporcionando aos varejistas um motivo para comemorar. Uma pesquisa de 2024 da KPMG descobriu que 7% dos consumidores disseram ter comprado uma nova TV, celular ou tablet para melhor aproveitar a ação na tela, e que planejavam fazer compras relacionadas a casa, jardim e alimentos para aproveitar os eventos esportivos.
Com tanto talento em exibição, os consumidores estão se sentindo inspirados a se envolver e talvez até experimentar por si mesmos, abrindo oportunidades para os varejistas os atenderem nas lojas. Seja comprando um novo equipamento, desfrutando de um dia com a família e amigos ou tendo a oportunidade de experimentar uma nova atividade, os varejistas estão encontrando maneiras de interagir com o calendário esportivo enquanto permanecem fiéis ao seu DNA de marca.
Envolver-se como varejista não precisa envolver acordos de patrocínio oficiais caros – apelar para o desejo das pessoas por movimento e empolgação com atividades e ofertas temáticas de esportes é uma ótima maneira de aumentar o engajamento e atrair mais clientes.
Aqui reunimos algumas das iniciativas de varejo no ‘verão do esporte’.
SPORTOPIA DA SELFRIDGES
A Selfridges está investindo pesado em sua iniciativa Sportopia neste verão em suas localizações em Londres, Manchester e Birmingham, apresentando uma série de atividades, colaborações e pop-ups espetaculares. Na Oxford Street, os visitantes podem experimentar escalada em uma coluna personalizada de 10 metros de altura inspirada nas colunas icônicas do prédio. O Snapchat abriu um vestiário de realidade aumentada, permitindo que os clientes experimentem virtualmente kits esportivos e vejam como ficariam em uma camisa personalizada da Team Selfridges Sportopia. Enquanto isso, a Champion está organizando uma invasão de um bar esportivo retro americano em um dos restaurantes da loja – espere kits esportivos históricos, memorabilia e telas transmitindo jogos ao vivo e replays. A comida incluirá cachorros-quentes, mac and cheese, sliders e costelas. No terraço da cobertura, a Lacoste abriu um café temático de tênis imersivo chamado Club Lacoste. Outras atividades espalhadas pela loja incluem ioga no telhado, tabuleiros de xadrez, pebolim, jogos de arcade temáticos de esportes e a permanente pista de skate da loja – proporcionando mais motivos do que nunca para visitar a loja pessoalmente.
FOOT LOCKER AUMENTA AS ATIVAÇÕES PHYGITAIS
O varejista de calçados anunciou uma série de ativações imersivas em Paris durante as Olimpíadas. Chamado de ‘The HeARt Experience’, a Foot Locker sediará dez experiências de realidade aumentada em dez locais em nove lojas na cidade. Os visitantes podem participar de uma caça ao tesouro digital para ganhar acesso a desafios e desbloquear XPoints, que estão vinculados ao programa de fidelidade do varejista e podem ser resgatados online e na loja. Além da iniciativa de RA, ativações no mundo real acontecerão em lojas em Paris de 26 de julho a 11 de agosto. Estas incluem uma clínica de coaching para aspirantes a jogadores de basquete e um serviço exclusivo de entrega de flores da Adidas na loja Les Halles. Com cada compra dos tênis SL 72 da Adidas, os clientes terão a opção de enviar um buquê para um ente querido (ou guardá-lo para si).
DECATHLON ADOTA ESTRATÉGIA CIRCULAR
Antecipando o início do verão do esporte, a varejista – um patrocinador oficial das Olimpíadas de Paris 2024 – expandiu seu serviço de recompra para incluir uma variedade maior de equipamentos esportivos. Os clientes podem ganhar crédito na loja trazendo equipamentos antigos – desde raquetes de tênis a equipamentos de acampamento, pranchas de stand-up paddle ou equipamentos de fitness. Uma avaliação online rápida ajuda a simplificar o processo e confirmar a elegibilidade dos itens antes de serem trazidos. Os vouchers valem até 40% do valor do item devolvido, com a Decathlon reformando os itens antes de revendê-los a um segundo proprietário.
O CRUZEIRO SPA DA DIOR CHEGA A PARIS
A marca de luxo retornará com seu conceito Dior Spa Cruise, ancorando no Porto Henri IV durante os Jogos, oferecendo um retiro luxuoso da empolgação esportiva que acontece em terra firme. O spa flutuante oferecerá aulas de ioga, tratamentos de beleza e um restaurante liderado pelo chef com estrela Michelin Jean Imbert – tudo com vista para a Torre Eiffel.
POP-UP MAD BRILLIANCE DA NIKETOWN
A Nike investiu tudo no rosa choque para sua loja pop-up ‘Mad Brilliance’ em Londres antes do Campeonato Europeu de Futebol da UEFA 2024. A loja apresentou a nova linha de chuteiras da marca que seriam usadas pelos atletas patrocinados pela Nike durante o torneio. Estilizada como um vestiário hiper-realista, a pop-up permitiu que os clientes se aproximassem das chuteiras e até as experimentassem em um mini campo de grama sintética.
Imagem: Envato
Informações: GDRUK
Tradução livre: Central do Varejo