Inovação
Estudo da AWS aponta que 93% das empresas no Brasil já adotam ou testam soluções de IA generativa

A Amazon Web Services (AWS) divulgou os resultados de um estudo sobre o uso de inteligência artificial generativa no Brasil. Segundo a pesquisa, realizada em parceria com a Access Partnership, 93% das organizações brasileiras já iniciaram o uso de ferramentas baseadas nessa tecnologia e 89% estão conduzindo experimentos com aplicações em IA generativa.
A pesquisa consultou 411 tomadores de decisão de TI no Brasil, em setores como serviços financeiros, tecnologia da informação e comunicação, manufatura e varejo. Os dados indicam que a IA generativa se tornou a principal prioridade orçamentária em 2025 para 39% dos executivos de tecnologia, superando áreas como segurança da informação (28%) e infraestrutura de computação (19%).
A AWS destaca que o avanço da IA generativa exige mais do que investimento tecnológico. “A IA generativa continua a ser uma das principais prioridades de investimento em 2025, mas o sucesso exige mais do que tecnologia – exige uma liderança forte, as competências certas e uma cultura inovadora”, afirmou Cleber Morais, diretor-geral da AWS no Brasil. Ele acrescenta que “a próxima fase de desenvolvimento da IA generativa depende de três imperativos principais: estabelecer uma base de dados sólida, acessar as melhores ferramentas da categoria e manter uma infraestrutura segura e privada”.
O estudo também aponta a criação de novos cargos executivos voltados para a governança da IA. Atualmente, 56% das empresas brasileiras já contam com um Chief AI Officer (CAIO), responsável por liderar a adoção da tecnologia, e outras 31% planejam implementar esse cargo até 2026. No entanto, apenas 28% das empresas já possuem uma estratégia estruturada para gestão de mudanças relacionada à IA, embora 93% reconheçam a importância de iniciativas nesse sentido. A expectativa é que até o final de 2026, esse número suba para 91%.
A formação de profissionais qualificados foi citada como um dos principais desafios para a expansão da IA generativa. Quarenta e um por cento dos executivos entrevistados apontaram a escassez de trabalhadores capacitados como uma barreira à escalabilidade das iniciativas. Para enfrentar esse desafio, 60% das empresas já lançaram programas de treinamento, e outras 26% pretendem fazê-lo ainda em 2025.
No que se refere à responsabilidade no uso da tecnologia, 68% das organizações afirmaram já ter diretrizes específicas sobre o uso ético da IA, enquanto 28% pretendem desenvolver tais diretrizes ao longo deste ano. Para 40% dos entrevistados, essas diretrizes são consideradas fator-chave na avaliação de ferramentas de IA generativa.
A adoção prática da tecnologia envolve, majoritariamente, o uso de modelos básicos preexistentes. Sessenta por cento das empresas informaram que utilizam modelos personalizados e aprimorados, enquanto 58% aplicam modelos prontos para uso. Além disso, 44% das organizações afirmaram utilizar uma combinação de provedores internos e terceiros na implementação das soluções, enquanto 20% optam exclusivamente por provedores externos.
A AWS também anunciou iniciativas para apoiar a adoção da IA generativa. Entre elas está o Generative AI Innovation Center, que recebeu um investimento de US$ 100 milhões para conectar clientes a especialistas da empresa por meio de consultorias e treinamentos. A empresa também oferece capacitações gratuitas por meio da plataforma AWS Skill Builder, que conta com mais de 80 cursos sobre IA generativa. Adicionalmente, a AWS Partner Network fornece acesso a parceiros especializados, como Compass UOL, CI & T e A3Data.
O estudo “Construindo Valor em Escala” entrevistou mais de 3.700 organizações em nove países, incluindo Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Japão, Índia, Coreia do Sul e Reino Unido, além do Brasil.
Quer saber mais sobre como aplicar IA no seu negócio?
A Imersão IA no Varejo, iniciativa da Central do Varejo em parceria com a AWS, reunirá especialistas da área para discutir como a inteligência artificial pode transformar desde a experiência do cliente até a operação no varejo. Serão apresentados cases reais, estratégias de adoção e ferramentas que já estão moldando o futuro do setor.
Quer entender como aplicar IA no seu negócio de forma prática e estratégica? Ainda dá tempo de participar! Clique no banner abaixo e saiba mais:
Imagens: Divulgação e Reprodução