Eventos

FBV inicia com foco em inovação, IA e comportamento do consumidor

Publicado

on

FBV

A 11ª edição da Feira Brasileira de Varejo (FBV) teve início na quarta-feira (21), em Porto Alegre, reunindo especialistas, empresários e autoridades no Centro de Eventos da Fiergs. O evento, promovido pelo Sindilojas Porto Alegre e Sebrae RS, segue até sexta-feira (23), com programação das 10h às 19h, com palestras, painéis e atividades voltadas ao desenvolvimento do setor varejista.

No primeiro dia da FBV, temas como inovação tecnológica, comportamento do consumidor e os desafios do setor varejista foram debatidos por painelistas de diversas áreas. Um dos destaques foi a participação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que apresentou o painel “Caminhos para o desenvolvimento econômico e sustentável do Rio Grande do Sul”.

No Palco Negócios da FBV, o especialista em varejo do Sebrae RS, Fabiano Zortéa, abordou o tema “O novo varejo raiz”. Ele ressaltou que empresas já alinhadas à essência do varejo precisam estar atentas às tendências tecnológicas, especialmente o uso da Inteligência Artificial (IA). “IA não é ferramenta só para grandes empresas. As pesquisas mostram que 80% dos varejistas vão usar IA até 2026 em seus negócios”, afirmou. Zortéa também destacou a importância de compreender o comportamento das diferentes gerações, com ênfase na geração Z. “As empresas precisam entender bem esta turma e organizar melhor suas próprias trajetórias, até porque estes jovens trazem valores muito positivos ao varejo como autenticidade, transparência e sustentabilidade”.

Arthur Igreja, cofundador da plataforma AAA Inovação, participou do painel “O Novo Varejo e o Consumidor 4.0: Inovação, Tecnologia e Experiência”. Em sua fala, reforçou a transformação do comportamento do consumidor, que se tornou mais exigente e informado. “As empresas não podem nem estar muito à frente em termos de uso de IA, porque corre-se o risco de o consumidor não entender, mas não podem ficar para trás. A IA beneficia especialmente as pequenas empresas, porque os pequenos empresários são aqueles que têm que jogar em todas as posições”, afirmou.

O atleta paraolímpico Daniel Dias também participou da programação com a palestra “A superação vale ouro”. Ele compartilhou experiências pessoais e incentivou o público a manter uma postura positiva diante dos desafios. “Eu escolhi sorrir para a vida, e convido a todos a fazer o mesmo”, disse. Ao longo de sua trajetória, Daniel conquistou 100 medalhas, sendo 78 de ouro. “Deixe seus medos de lado e sorria, sempre”, completou.

Zortéa ainda apresentou três estratégias que considera fundamentais para o varejo atual: observar os novos sinais de consumo, utilizar a inteligência artificial e promover uma conexão afetiva com o consumidor. Segundo ele, compreender as emoções dos clientes e adaptar a narrativa das marcas pode aumentar a relevância junto ao público. Sobre a IA, afirmou que a tecnologia está contribuindo para ganhos de eficiência operacional e produtividade. Em relação à conexão afetiva, defendeu que marcas autênticas e engajadas com suas comunidades têm maior potencial de atrair clientes e aumentar as vendas.

Imagem: Divulgação

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *