Comportamento

Fidelização contribui para criar vínculos reais com clientes

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Mulher entregando sacola de compras para outra mulher em loja de roupas, PMEs; clientes; personal buyer

A fidelização de clientes tem se tornado uma ferramenta de conexão genuína entre marcas e pessoas. De acordo com dados da Loyalme, clientes fidelizados têm 7x mais chances de venda, e os programas bem estruturados podem gerar até 45% de aumento no faturamento.

De acordo com Thiago Brandão, CEO e cofundador da Loyalme, a fidelidade deixou de ser sobre frequência de compra e passou a ser sobre vínculo emocional. “Os clientes querem ser vistos, compreendidos e valorizados. A nova era da fidelização não é sobre fazer o cliente voltar, é sobre fazer o cliente escolher ficar. E essa escolha está profundamente ligada à conexão emocional com a marca. É preciso criar uma experiência que realmente faça sentido para a vida do consumidor, que seja personalizada e relevante”, avalia o especialista.

Além de ampliar o engajamento, as empresas que investem em programas mais conectados ao comportamento real de seus clientes têm colhido resultados mais expressivos. Quando estruturada com confiança, escuta ativa e melhoria contínua, esse relacionamento se torna um ativo estratégico para o crescimento sustentável das marcas.

Um levantamento recente do Global Customer Loyalty Report 2025, da Antavo, reforça essa tendência: 70% das marcas afirmam que seus programas de fidelidade aumentam o engajamento de seus clientes, segundo. “A fase das recompensas apenas por acúmulo ficou para trás. No lugar, surgem modelos que combinam tecnologia e propósito para transformar o consumidor em verdadeiro embaixador da marca”, complementa Thiago.

Compreender essa mudança de comportamento e responder com estratégias mais relevantes e personalizadas é o que diferencia marcas que realmente criam vínculos. Nesse novo cenário, a fidelização deixa de ser pontual e passa a ocupar o centro da estratégia de relacionamento.

Imagem: Envato

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