Franchising

Franquias crescem 17% no primeiro trimestre

Pesquisa realizada pela ABF mostra crescimento em todos os segmentos

Published

on

Gráfico crescente

O mercado de franquias faturou 17,2% a mais no primeiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. Esse dado foi coletado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) em sua Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising.

Nesse período, a receita total das franquias em operação no Brasil, de todos os segmentos, passou de R$ 43,3 bilhões para R$ 50,8 bilhões. As razões para a melhora do mercado apontadas pelo levantamento são o arrefecimento da pandemia da COVID-19, a recuperação prolongada da área de turismo e a alta demanda do setor de serviços.

Os dados mostram que o setor superou não só o período mais crítico da pandemia, como os resultados de antes da crise sanitária. O crescimento da receita é de 22,6% em relação ao primeiro trimestre de 2019. Quando são analisados os dados acumulados de 12 meses, a alta é de 16%, com o faturamento crescendo de R$ 188,5 bilhões para R$ 218,9 bilhões. Além disso, a pesquisa aponta que o setor já cresce há cinco trimestres seguidos.

No período em que foi feito o levantamento, todos os 12 segmentos de franquias reconhecidos pela ABF apresentaram crescimento. O setor que mais faturou foi o de Hotelaria e Turismo, que faturou 37,5% a mais do que nos primeiros três meses de 2022. A razão principal é o controle da pandemia, que se fez presente naquele período com a variante ômicron, limitando consideravelmente os deslocamentos físicos. Neste ano, o aumento do tíquete médio e o atendimento da demanda reprimida impulsionaram bons resultados.

Os setores de Saúde, Beleza e Bem-estar e Alimentação Food Service aparecem em seguida no levantamento, com crescimento de 27% e 21,2%, respectivamente. De acordo com a pesquisa, o desempenho destes segmentos melhorou graças à maior procura dos consumidores por serviços relacionados à saúde e cuidados pessoais, além das vendas de alimentos por delivery e no salão. Além desses setores, Limpeza e Conservação e Alimentação – Comercialização e Distribuição também faturaram mais do que no mesmo período do ano passado, com 19,2% e 18,6% de crescimento na receita, respectivamente.

A pesquisa também mostrou um crescimento das operações de franquia nas ruas, com 52% de participação desse tipo de ponto de venda. Logo depois, aparecem as franquias localizadas dentro de shopping centers, com 22,2%. Por sua vez, as franquias home based tiveram queda na sua participação, concentrando apenas 10% dos negócios do setor do franchising. Uma das razões para a queda é o retorno de todas as atividades para o patamar pré-pandêmico, ou seja, o fim das medidas de isolamento.

A pesquisa realizada pela ABF foi feita com redes que representam aproximadamente 31% das operações e 37% do faturamento do segmento de franquias. Os dados são apurados em pesquisa por amostragem e cruzados com informações de entidades representantes de setores do franchising, órgãos governamentais e instituições de ensino.

Gráfico crescente ilustrando o crescimento do setor de franquias

Imagem: Envato

 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *