Economia
Franquias de alimentação alcançam faturamento de R$ 51,9 bi em 2022
Aumento foi de 18% em comparação ao ano anterior; número de unidades também teve alta, chegando a 40 mil estabelecimentos
No ano de 2022, as franquias de alimentação no Brasil registraram um faturamento de R$51,9 bilhões, o que representa alta de 18% em comparação ao ano anterior. Esses números confirmam a trajetória ascendente do setor, que vem se recuperando vigorosamente. Além disso, o número de unidades também apresentou crescimento , alcançando mais de 40 mil estabelecimentos, com um aumento de 9%. A quantidade de redes atuantes no segmento também registrou um crescimento de 5%, totalizando 857 marcas. Essas estatísticas são um reflexo do sucesso e da resiliência do mercado de franquias de alimentação.
No primeiro trimestre de 2023, o setor de alimentação continuou a se expandir, apresentando um crescimento de 20%. Com a gradual retomada das atividades presenciais, o dia a dia dos estabelecimentos voltou à normalidade, impulsionando ainda mais o desempenho positivo. Além disso, fatores como a adoção de transformações digitais e a crescente aceitação do serviço de delivery tiveram um impacto direto nos resultados favoráveis do mercado de Food Service .
Outro aspecto relevante é a conscientização ambiental e social que muitas marcas estão adotando. Diversas franquias de alimentação investem em práticas que visam a redução do impacto ambiental e a inclusão social em seus negócios. Essa abordagem sustentável e responsável tem contribuído para a diferenciação das marcas e para a conquista de um público cada vez mais engajado e preocupado com essas questões.
Os motivos que impulsionaram o crescimento do setor no último ano foram apresentados na Pesquisa de Food Service 2023, fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Galunion, uma consultoria especializada em alimentação. A divulgação desses dados ocorreu durante um painel realizado durante o evento ABF Franchising Week 2023. Essa pesquisa é uma importante referência para o setor, fornecendo insights valiosos sobre as tendências e o desempenho do mercado de franquias de alimentação.
Imagem: Divulgação/Keiny Andrade