• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

Economia

Franquias de alimentação registram alta de 18%, aponta estudo da ABF
Advertisement

Economia

BC mantém Selic em 15% ao ano pela quarta vez consecutiva

Economia

Mercado financeiro reduz projeções de inflação e eleva expectativa de crescimento do PIB

Economia

Balanço COP30: o varejo como agente de mudança socioambiental

Economia

IGet registra avanço na atividade de varejo e serviços em novembro

Economia

PIB do Brasil cresce 0,1% no terceiro trimestre, aponta IBGE

Economia

Ibovespa supera 161 mil pontos pela primeira vez

Economia

Boletim Focus aponta redução na estimativa de inflação para 2025

Economia

Prévia de novembro coloca finalmente inflação dentro da meta do governo

Economia

Lula sanciona isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil

Economia

Franquias de alimentação registram alta de 18%, aponta estudo da ABF

De acordo com o estudo, o segmento de foodservice teve um faturamento recorde de quase R$52 bilhões ao longo de 2022

Publicado

2 anos atrás

on

10 de julho, 2023

Por

Redação

Após o fim da pandemia e a retomada das atividades presenciais, o setor de alimentação voltou à normalidade. A implementação de transformações digitais e a aceitação do delivery foram fatores-chave para o sucesso do mercado de Foodservice nesse período. No entanto, os custos e a retenção de colaboradores ainda são grandes desafios para o setor, de acordo com a “Pesquisa de Food Service 2023”, realizada pela ABF em parceria com a Galunion.

A pesquisa revelou que, em 2022, o segmento de franquias de alimentação faturou R$51,918 bilhões, um aumento de 18% em relação a 2021, confirmando uma tendência de recuperação. O número de unidades cresceu 9%, ultrapassando 40 mil, acompanhando a retomada da expansão das franquias em geral no ano passado. O número de redes também teve um aumento de 5%, totalizando 857 marcas. No primeiro trimestre de 2023, o segmento cresceu 20%. Esses e outros resultados foram apresentados no “Seminário Setorial de Food Service”, evento realizado durante a ABF Franchising Week 2023.

A pesquisa incluiu uma amostra de 41 marcas de alimentação, 200 franqueados, representando 42% do faturamento e 8.690 pontos de venda. Os resultados mostraram que 95% das redes possuem multifranqueados e 49% possuem programas de fidelidade. Além disso, a pesquisa revelou que 52% dos estabelecimentos estão localizados em shoppings, 39% em ruas e 9% em galerias e outros locais. Quanto à culinária, há uma grande variedade, com destaque para Grelhados/Churrasco, que representa 17%, seguido por Hamburgueria e/ou Sanduicheria, Cafeterias/Chás e Outros, todos com 15%.

As empresas estão cada vez mais empenhadas em oferecer uma experiência de consumo diferenciada, levando em consideração toda a jornada do consumidor. Houve um aumento significativo de restaurantes e estabelecimentos que oferecem serviços rápidos, tanto presenciais quanto por meio de delivery ou takeaway. Para se adaptar ao perfil dos clientes, as redes investiram em estratégias e mudanças no menu. Cerca de 44% optaram por reduzir o número de itens no cardápio e reorganizá-lo para publicação online ou digital em diferentes plataformas. Isso também ajuda a lidar com os impactos da inflação que o setor de alimentação enfrenta.

A pesquisa também revelou tendências no mercado de Foodservice, como parcerias de co-branding com marcas renomadas de fornecedores (51%), busca por tendências veganas ou vegetarianas (44%) e investimentos em alimentos funcionais e para reforço de imunidade (39%). Além disso, as redes estão cada vez mais preocupadas com questões relacionadas à sustentabilidade e responsabilidade social, com 29% delas buscando alternativas para reduzir desperdícios e utilizar produtos e ingredientes sustentáveis.

No que diz respeito aos colaboradores, o número de funcionários nas lojas aumentou 3,7% em 2022 em comparação a 2021. No entanto, a retenção de talentos ainda é um desafio para o setor. Para lidar com essa questão, 88% das empresas investem em premiações com base em metas atingidas, 46% oferecem treinamentos internos e externos para desenvolvimento da gestão, e 37% estão mudando o formato de remuneração, introduzindo uma parte variável.

O delivery continua sendo um canal de atendimento importante e contribui significativamente para o faturamento das redes. Segundo a pesquisa, 93% das redes utilizam o delivery, sendo que 44% delas atuam exclusivamente em plataformas de marketplace de terceiros. Apesar de ter diminuído em participação (share), o delivery registrou um crescimento de 14% em valor para as marcas em 2022. A taxa de entrega média é de R$8, e as redes costumam cobrar um acréscimo médio de 16% nos pedidos de delivery. O tempo médio para entrega é de 23 minutos, levando em consideração o processo de produção e a espera do entregador.

Apesar dos bons resultados, ainda há pontos a serem melhorados na relação com os marketplaces de entrega, como o preço elevado do serviço, o acesso aos dados do cliente, a conciliação financeira e a falta de mecanismos para lidar com problemas ocorridos com os clientes.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Regiões Nordeste e Sudeste puxam alta do varejo durante mês de junho

Não perca

Entenda em 5 pontos as principais mudanças da Reforma Tributária

Continue Reading

Você pode gostar

  • AmPm AmPm

    AmPm lança rabanada para o Natal em lojas do Sul e Sudeste

  • MamyPoko MamyPoko

    MamyPoko lança campanha Satisfação Garantida com reembolso ao consumidor

  • tendências em serviços jurídicos; fiança e regime de bens tendências em serviços jurídicos; fiança e regime de bens

    Fiança e regime de bens: o detalhe jurídico que pode invalidar uma garantia

  • Prosegur Prosegur

    Prosegur Cash e Inter anunciam parceria para oferecer Saque Pix a varejistas em todo o país

  • erros erros

    Erros de preço estimados em R$ 19 bilhões no e-commerce motivam criação da LUKRE pelo theGarage

  • crise de crédito na indústria; dezembro crise de crédito na indústria; dezembro

    Dezembro: o melhor momento para tirar o sonho de empreender do papel

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
AmPm
Operação13 horas atrás

AmPm lança rabanada para o Natal em lojas do Sul e Sudeste

MamyPoko
Operação15 horas atrás

MamyPoko lança campanha Satisfação Garantida com reembolso ao consumidor

tendências em serviços jurídicos; fiança e regime de bens
Colunistas18 horas atrás

Fiança e regime de bens: o detalhe jurídico que pode invalidar uma garantia

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising10 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.