Connect with us

Eventos

Futuro da internet e centralização do controle chama a atenção de especialistas

Especialistas em tecnologia advertem sobre os riscos da concentração de poder nas mãos de poucas empresas, levantando questões sobre o futuro da internet e da liberdade online

Published

on

futuro da internet

Especialista em tecnologia e blockchain e autor do livro ‘Read Write Own: Building the Next Era of the Internet’, Chris Dixon, em conversa com a jornalista, Camila Russo, expressou sua preocupação com a crescente concentração de poder nas mãos de poucas empresas gigantes de tecnologia, durante o SXSW 2024. Durante o papo, eles falaram sobre a importância de explorar soluções baseadas em blockchain para promover a descentralização e a transparência para o futuro da internet.

Durante o debate, Dixon argumentou que a centralização do controle sobre serviços essenciais na internet levanta questões importantes sobre o poder concedido a essas empresas. Ele questionou por que essas empresas têm tanto controle sobre sistemas que são essenciais para nossas vidas diárias. Outro ponto levantado  foi a corporatização de protocolos, com exemplos dados sobre como certos protocolos têm regras estabelecidas para evitar a competição. Isso levanta preocupações sobre a capacidade dessas empresas de mudar as regras conforme desejarem, controlando assim as redes que criaram.

O especialista trouxe  a tona também o potencial da tecnologia blockchain e enfatizou as características únicas da tecnologia, especialmente sua capacidade de fazer compromissos de longo prazo por meio de código. Isso contrasta com as plataformas centralizadas, onde as regras e incentivos podem mudar com o tempo, à medida que crescem, o que pode afetar negativamente os usuários e desenvolvedores.

sxsw 2025

“Protocolos abertos incentivam a concorrência e o empreendedorismo” disse Dixon, destacando o papel das protocolos abertos no futuro da internet. Exemplos foram dados, como a facilidade de troca de provedores em serviços como e-mail e web, em comparação com plataformas fechadas como Facebook ou Twitter.

A discussão também abordou o potencial de modelos de negócios tokenizados dentro dos protocolos. Isso pode permitir que os desenvolvedores sustentem o sistema enquanto mantem a acessibilidade.

Para finalizar, ambos ressaltaram a importância de sistemas mais abertos, transparentes e descentralizados, com a tecnologia blockchain emergindo como uma solução potencial para enfrentar os desafios do futuro da internet.

Daniel Zanco para Central do Varejo – Acompanhe o autor no LinkedIn


 

Imagens: Daniel Zanco
*Missão realizada em parceria com a Wake, Squid, Grupo Popular e Kreativ!