Comportamento
Gastos de consumidores com apps disparam em 2024
A Sensor Tower, líder em dados sobre a economia digital, divulgou na última terça-feira (22) seu relatório anual State of Mobile para 2025. O relatório revela que, em 2024, os gastos globais dos consumidores com compras e assinaturas dentro de aplicativos atingiram US$ 150 bilhões, um aumento de 13% em relação ao ano anterior (YoY). Além disso, os consumidores continuam tão conectados aos seus smartphones quanto antes, com um total de 4,2 trilhões de horas (+5,8% YoY) gastas no celular em todo o mundo no ano passado. Contudo, o número de downloads de apps caiu ligeiramente para 136 bilhões (-1,0% YoY).
Panorama do mobile em 2024
Os dados do relatório mostram que, pelo quarto ano consecutivo, o crescimento dos gastos dos consumidores com apps que não são jogos superou os jogos. Os gastos em apps não relacionados a jogos aumentaram quase US$ 14 bilhões em 2024 (crescimento de 25% YoY). Os dois maiores subgêneros em termos de gastos dos consumidores foram Streaming de Filmes e TV (US$ 11,9 bilhões) e Redes Sociais (US$ 11,7 bilhões).
No entanto, foram os Chatbots de IA que roubaram a cena em 2024. Um aumento no interesse por IA generativa levou os consumidores a gastarem quase US$ 1,1 bilhão (+200% YoY) em apps como ChatGPT, Google Gemini e Doubao, crescendo a uma taxa que pode levar o subgênero ao top 10 em gastos dos consumidores em apenas um ano. O tempo gasto em aplicativos de IA, como Character AI e ChatGPT, quase atingiu 7,7 bilhões de horas, enquanto aplicativos que mencionam IA foram baixados 17 bilhões de vezes, destacando o apetite crescente dos consumidores por recursos de IA.
“Os aplicativos continuam capturando a atenção dos consumidores, especialmente os que não são jogos. E à medida que os consumidores passam mais tempo no celular, estão se sentindo muito mais confortáveis em fazer compras em seus dispositivos”, afirmou Oliver Yeh, CEO e cofundador da Sensor Tower. “Os aplicativos adaptaram suas estratégias de monetização para aproveitar essa atenção aumentada, encontrando maneiras inovadoras de melhorar e simplificar a experiência digital dos consumidores. No futuro, esperamos que mais aplicativos experimentem a integração da IA de formas criativas e inovadoras.”
Curiosamente, embora o relatório aponte sinais de fadiga digital dos consumidores em categorias principais de apps, como streaming, onde o engajamento está diminuindo ligeiramente em relação aos picos recentes, ele também destaca o sucesso de aplicativos que melhoram experiências presenciais. Muitas das categorias de crescimento mais rápido conectam os usuários entre dispositivos ou às suas experiências presenciais. Downloads de apps de Alimentos & Bebidas (+8,5% YoY) e número de sessões (+9,2% YoY) mostraram crescimento acelerado à medida que mais empresas integraram apps ao processo de compra dos consumidores.
Outros destaques do relatório:
- Novos membros do clube do bilhão: Quatro jogos e um app – Last War, Whiteout Survival, Dungeon & Fighter, Brawl Stars e WeTV – ultrapassaram US$ 1 bilhão em gastos dos consumidores em um único ano;
- A revolução da IA: O ChatGPT alcançou 50 milhões (+500% YoY) de Usuários Ativos Mensais mais rápido do que Temu, Disney+ e YouTube Music;
- Apps oferecem conveniência nos serviços financeiros: Liderados pela popularidade de carteiras digitais e bancos móveis, os apps de finanças mantiveram crescimento de dois dígitos no tempo gasto YoY e chegaram a 7,5 bilhões de downloads (+8% YoY);
- Apps de criptomoeda ganham apelo global: Binance (6º) e Tonkeeper (9º) estão entre os 10 principais apps de finanças por downloads em 2024;
- E-commerces chineses impulsionam o varejo globalmente: Temu e SHEIN continuam sua expansão para Europa, América Latina e Ásia, ocupando o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, entre os apps mais baixados no subgênero de varejo;
- Mercado saturado de apps de streaming: Embora os apps móveis de streaming continuem crescendo em receita e downloads, o engajamento está caindo devido à “fadiga digital” dos usuários. A ausência de custos de troca dificulta a fidelização e o crescimento de assinantes para plataformas novas e menores.
Imagem: Envato