Inovação
Geração Z impulsiona mercado de produtos saudáveis
A Geração Z, que já representa 24% da população mundial, está transformando o mercado de consumo ao priorizar hábitos alimentares mais saudáveis. Produtos veganos, glúten free, orgânicos e pouco processados são mais procurados por quem nasceu entre 1996 e 2012, contraste com as gerações Y e Millennials, que priorizou a praticidade.
O acesso à informação e a crescente conscientização sobre saúde e bem-estar influenciam diretamente as escolhas alimentares da geração z, conforme explica Raphael Mattos, especialista em negócios e empreendedorismo. “Os conteúdos na internet que destacam os benefícios de escolhas conscientes, como os orgânicos, os alimentos naturais e com menor teor de aditivos são infinitos. Sem dúvida nenhuma, essa geração está bem mais consciente sobre os impactos de suas decisões alimentares e prioriza itens que contribuam para a saúde e o bem-estar”, diz.
Alimentos ricos em nutrientes e com propriedades funcionais estão em alta e reforçam a ideia de que boas escolhas ajudam na prevenção de doenças e no equilíbrio físico e mental.
Tiago Cabau, gerente do Mavsa Resort, que oferece opções plant based comenta sobre a importância da decisão. “É crescente a procura por este grupo de alimentos, especialmente pelos mais jovens. Nós resolvemos aderir e temos notado, de fato, uma boa aceitação”.
Apesar dos custos mais elevados associados aos produtos saudáveis, os jovens têm demonstrado disposição em investir nesses itens, refletindo uma mudança de prioridades e maior atenção à qualidade de vida. A combinação de acesso à informação, engajamento com causas ambientais e busca por saúde aponta para a consolidação dessa tendência no comportamento e no consumo da Geração Z.
“Empreender hoje em dia é entender o cliente, seus gostos, preferências, comportamentos, nunca foi tão importante estar atento às transformações que começaram, essencialmente, na pandemia”, diz Mattos.