Inovação
Hasbro amplia uso de IA em finanças, cadeia de suprimentos e desenvolvimento de produtos
A Hasbro informou que está ampliando o uso de inteligência artificial em diferentes áreas da companhia, incluindo planejamento financeiro, previsão de demanda, gestão de pedidos, operações de cadeia de suprimentos e atividades diárias. As declarações foram feitas pelo CEO Chris Cocks durante teleconferência de resultados realizada em 10 de fevereiro.
Segundo o executivo, as equipes da empresa podem decidir como utilizar a tecnologia, inclusive optar por não utilizá-la quando ela não estiver alinhada aos objetivos do time. “Estamos adotando uma abordagem centrada no ser humano e liderada por criadores”, afirmou Cocks. “Estamos além da fase de experimentação.”

A companhia estabeleceu diretrizes para o uso responsável da tecnologia e para a proteção de sua propriedade intelectual. A Hasbro também firmou parcerias com Google Gemini, OpenAI e ElevenLabs para integrar ferramentas de IA aos seus fluxos de trabalho.
De acordo com a empresa, a adoção da tecnologia deve liberar mais de 1 milhão de horas atualmente dedicadas a tarefas classificadas como de menor valor agregado. A expectativa é que esse tempo seja redirecionado para atividades de inovação, criação e atendimento ao consumidor.
“Grande propriedade intelectual aliada a grande narrativa é resiliente à medida que a tecnologia evolui, e isso nos posiciona para nos beneficiar da disrupção, em vez de sermos substituídos por ela”, declarou Cocks.
No desenvolvimento de brinquedos, o uso de design assistido por IA, combinado à impressão 3D, reduziu em cerca de 80% o tempo entre o conceito e o protótipo. “Em vez de simplesmente desenvolver um conceito de brinquedo, desenvolvemos 10 conceitos no mesmo período e com o mesmo custo”, afirmou o CEO.
O tema foi abordado durante a divulgação dos resultados do quarto trimestre e do acumulado anual. Em 2025, a receita da Hasbro avançou 14%, impulsionada pelo crescimento de 45% do segmento Wizards of the Coast e Jogos Digitais. No quarto trimestre, a receita líquida aumentou mais de 31%, alcançando US$ 1,4 bilhão.
No mesmo dia da divulgação dos resultados, a empresa anunciou uma parceria de licenciamento plurianual com a Warner Bros. Discovery Global Consumer Products, tornando a Hasbro a principal licenciada de brinquedos da franquia Harry Potter, incluindo a futura série “Harry Potter” da HBO. O acordo tem lançamento previsto para 2027.
Imagem: Creative Commons
Informações: Kaarin Moore para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo
