Comportamento

Ida ao supermercado segue hábito para maioria dos brasileiros

Publicado

on

Amazon; vendas; confiança comércio; supermercado

A ida ao supermercado permanece como parte da rotina presencial da maioria dos brasileiros, segundo levantamento da Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados voltado à gestão da cadeia de consumo. O estudo mostra que 43% dos consumidores consideram a experiência de caminhar pelos corredores e encher o carrinho como um momento prazeroso. Para 34%, a atividade é uma obrigação, enquanto 8% a classificam como estressante.

O levantamento “Consumo em Tempos de Inflação e Repriorização”, realizado pela Neogrid em parceria com o Opinion Box, indica que 64,3% da população realiza suas compras exclusivamente em mercados físicos. Outros 31,4% adotam um modelo híbrido, combinando lojas físicas e online, e apenas 4,3% compram exclusivamente pela internet.

“Quando entendemos como, onde e com que frequência o consumidor faz suas compras, conseguimos direcionar melhor os esforços no varejo. Transformar esses dados em decisões práticas, como ajustar sortimento, preços e promoções de acordo com a realidade de cada loja, é o que garante relevância na gôndola e gera percepção de valor para o shopper”, afirmou Tiago Senna, líder de Varejo na Neogrid.

O estudo aponta também mudanças no comportamento de compra. O tradicional hábito de grandes idas mensais perdeu força: apenas 12% dos consumidores concentram suas compras em uma única visita ao mês. Atualmente, 33% vão ao supermercado uma vez por semana e 29% mais de uma vez nesse período. Outros 25% preferem o intervalo de quinze dias para repor a despensa.

A pesquisa também revela como os consumidores costumam se organizar para realizar as compras. Entre os entrevistados, 37% afirmaram ir sozinhos, 29,5% com o(a) parceiro(a), 15,2% com colegas ou amigos, 9,6% com familiares próximos e 8% com outros parentes.

Imagem: Freepik

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *