E-commerce
iFood ultrapassa AliExpress e se torna 8º maior e-commerce do Brasil
O iFood ultrapassou o AliExpress e alcançou a oitava posição entre os maiores e-commerces do Brasil em setembro, de acordo com a edição de outubro do Relatório Setores do E-commerce do Brasil da Conversion. O aplicativo de serviços de delivery, líder na América Latina, registrou o quarto mês consecutivo de crescimento, enquanto o AliExpress apresentou uma queda de 16,9% em comparação ao mês anterior. O recuo da plataforma chinesa reflete uma retração geral no setor de importados, que encolheu 7,5%, ficando atrás apenas do segmento de Educação, Livros e Papelaria, que caiu 8,4%.
No setor de turismo, houve crescimento de 6,4%, impulsionado principalmente pelo desempenho do Airbnb, que subiu 21,3% e agora ocupa a terceira posição no ranking de e-commerces desse setor, atrás apenas de Booking.com e Azul. Esse foi o sexto mês consecutivo de crescimento da empresa, que também entrou no Top 20 dos maiores e-commerces do país, alcançando a 17ª posição. Apple e Latam também passaram a integrar a lista dos vinte maiores, ocupando as 20ª e 16ª posições, respectivamente, enquanto Carrefour e MadeiraMadeira aparecem como novidades no Top 30.
O setor automotivo também registrou crescimento, com destaque para a Dpaschoal, que aumentou 17% no último mês e assumiu a segunda posição dentro do segmento. Em comparação anual, o site apresentou um crescimento acumulado de 98,6% desde setembro de 2023.
No que diz respeito ao acesso a e-commerces, 75% dos brasileiros utilizaram dispositivos móveis em setembro. Destes, 53,3% ocorreram via mobile e 22,1% por meio de aplicativos. O setor infantil e o de presentes e flores foram os que mais receberam acessos via mobile, com 83,5% e 76,1%, respectivamente. Entre os acessos via aplicativo, os setores de comidas e bebidas (41,2%) e importados (39,9%) lideraram.
A audiência dos e-commerces no Brasil está concentrada em poucas plataformas: dez lojas detêm 50,9% do mercado. O Mercado Livre lidera com 13,3% de participação, seguido por Shopee (8,7%) e Amazon Brasil (7,4%). Completam o ranking OLX (4,1%), Samsung (3,9%), Magazine Luiza (3,4%), Shein (3,1%), iFood (3%), AliExpress (2,5%) e Casas Bahia (1,5%).
Estudos da Conversion indicam que 77% dos brasileiros confiam mais em resultados de buscas orgânicas do que em links patrocinados, sendo esse o segundo canal de tráfego mais relevante, atrás apenas do tráfego direto, que representa 50,3% das visitas a e-commerces.
Imagens: Conversion e Sérgio Lima