Economia

IGet registra avanço na atividade de varejo e serviços em novembro

Publicado

on

herói da ponta; varejo stone; comércio brasileiro

O IGet, índice elaborado pelo Santander em parceria com a Getnet, mostrou crescimento na atividade econômica em novembro. Os indicadores de varejo e serviços apresentaram alta no mês, com destaque para o desempenho do setor de combustíveis.

O segmento de serviços às famílias avançou 5,4% na comparação mensal, após dois meses consecutivos de queda. Apesar do resultado positivo, a métrica interanual continua no campo negativo, com retração de 4,4%. Segundo o relatório, os resultados negativos nessa base são observados desde outubro de 2024.

Entre os serviços, alojamento e alimentação registraram alta de 5,2% em novembro, revertendo o desempenho da prévia e interrompendo a sequência de recuos nos dois meses anteriores. Já o segmento de outros serviços às famílias caiu 0,7%, marcando o quarto mês seguido de retração.

O varejo também apresentou avanço. O índice geral cresceu 1,4% em novembro na comparação mensal e 0,7% na anual. O varejo restrito teve expansão de 0,5% em relação ao mês anterior e 2,9% na métrica interanual.

No varejo restrito, a maioria dos segmentos teve resultados positivos. Houve queda apenas em outros artigos de uso pessoal, com recuo de 1,4%. Entre os destaques de alta estão combustíveis, com crescimento de 11,4%, vestuário, com aumento de 4,1%, e supermercados, que avançaram 2,7%. O IGet ampliado subiu 1,7% no mês, impulsionado pelo aumento de 3,3% em automóveis, partes e peças, e pela alta de 1,8% em materiais de construção.

O relatório aponta que o desempenho do segmento de combustíveis foi influenciado pela redução de 4,9% nos preços para distribuidoras, anunciada no fim de outubro. Também menciona que a Black Friday, realizada na segunda metade de novembro, pode ter contribuído para o resultado do mês. “Somando a isso, também tivemos a Black Friday, que acontece na segunda quinzena do mês, o que pode ter contribuído para o resultado positivo em novembro”, afirmam Gabriel Couto e Rodolfo Pavan, economistas do Santander Brasil e responsáveis pelo estudo.

Imagem: Freepik

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *