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Índice de ruptura nos supermercados sobe em junho

O Índice de Ruptura da Neogrid, que monitora a ausência de produtos nas prateleiras dos supermercados brasileiros, alcançou 13,6% em junho. O resultado representa um aumento de 1,3 ponto percentual em relação a maio, quando o índice foi de 12,3%. É o segundo mês consecutivo de alta, com destaque para a indisponibilidade de itens básicos como arroz, feijão, azeite, café, ovos e açúcar.
“O aumento do índice em junho reflete um contexto mais desafiador para a cadeia de abastecimento com influência direta de fatores econômicos e climáticos”, afirmou Robson Munhoz, diretor de Relações Corporativas da Neogrid. Segundo ele, a valorização do dólar, tensões no comércio internacional e o clima instável em regiões produtoras no Brasil têm afetado safras importantes. “Do lado do consumidor, mesmo com alguma desaceleração, os preços seguem altos para alguns itens essenciais, mantendo o orçamento sob pressão e o poder de compra em constante alerta.”
A categoria de ovos, que havia apresentado leve melhora em maio, voltou a registrar aumento na ruptura, passando de 20,4% para 20,7%. No mesmo período, os preços recuaram: ovos brancos caíram 2,2% (de R$ 12,83 para R$ 12,55), ovos vermelhos recuaram 6% (de R$ 13,44 para R$ 12,63) e ovos caipiras diminuíram 2,7% (de R$ 14,92 para R$ 14,51).
O leite também teve alta na ruptura, com aumento de 2,5 pontos percentuais em junho, passando de 11,4% para 13,9%. De acordo com a Neogrid, o resultado está relacionado à menor oferta do produto, impactada por condições climáticas adversas no sul do país. O preço do leite integral permaneceu estável, com valor médio de R$ 5,85 por litro.
O azeite apresentou a maior variação de ruptura no período, subindo 3 pontos percentuais e atingindo 10,4%. Problemas climáticos em países produtores como Espanha e Portugal, aliados à valorização do dólar, contribuíram para a oscilação nos estoques e nos preços. O azeite de oliva extravirgem teve queda de preço, passando de R$ 98,04 em maio para R$ 96,64 em junho. Já o azeite de oliva virgem subiu de R$ 81,82 para R$ 82,05.
O índice de ruptura é calculado com base no mix de produtos de cada loja, considerando o percentual de itens em falta em relação ao total ofertado. A métrica não leva em conta o histórico de vendas nem a demanda.
Imagem: Envato