E-commerce
Inteligência artificial é a tecnologia mais utilizada por PMEs do e-commerce, aponta pesquisa

A inteligência artificial (IA) é atualmente a ferramenta tecnológica mais utilizada por pequenos e médios empreendedores do varejo online. Segundo o NuvemCommerce, estudo anual da Nuvemshop, metade dos lojistas de e-commerce já utiliza algum recurso tecnológico em suas lojas virtuais e, entre eles, 27% adotam a IA para empreender e vender pela internet.
“O entusiasmo em torno do potencial da inteligência artificial despertou a curiosidade de muitos lojistas já no ano passado, motivando-os a adotar essas ferramentas e mantendo-os na vanguarda do mercado. No entanto, o uso ainda é, em grande parte, superficial. Há um amplo espaço para aprofundar e expandir o aproveitamento da inteligência artificial no e-commerce”, afirma Bruno Diegues, diretor de Engenharia de Software da Nuvemshop.
O levantamento mostra que a aplicação mais comum de IA é no catálogo de produtos (43%), seguida por marketing e publicidade (28%) e personalização de ofertas (12%). Apenas 8% utilizam a tecnologia para análise de dados.
Além da inteligência artificial, 21% dos empreendedores afirmaram ter vídeos de produtos nos sites, 10% utilizam ferramentas de atendimento digital e chatbots, 7% adotam carteiras digitais e 5% recorrem ao live commerce.
O estudo também indica que 60% dos lojistas possuem apenas conhecimento básico sobre IA e que 50% ainda não utilizam nenhuma ferramenta tecnológica em suas operações.
Para o futuro, 53% dos empreendedores pretendem implementar IA em marketing e publicidade até o fim de 2025; 36% planejam usar a tecnologia em atendimento ao cliente e 33% no catálogo de produtos, incluindo a descrição automática de imagens e vídeos.
Últimos dias para responder! Responda à nossa Pesquisa de IA no Varejo e receba os resultados em primeira mão!
Imagem: Reprodução