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Franchising

L’acqua di Fiori investe em reestruturação e pretende alcançar 2,5 mil lojas em cinco anos

A empresa está contando com ajuda de especialistas de consultoria em franchising, e busca resgatar a essência da loja

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Fachada da loja L'acqua de Fiori

Depois de cerca de dez anos de dificuldades no segmento de perfumaria, a L’acqua di Fiori – um dos maiores nomes do Brasil no setor de cosméticos – estabelece um plano de reestruturação para voltar a crescer no mercado. 

Entre as estratégias escolhidas, estão a volta com tudo ao franchising, uma abordagem omnichannel, e o apoio de empresas terceirizadas para cuidar de alguns aspectos da marca, como a fabricação dos perfumes, a gestão de marketing e a formatação de franquia. Tudo isso ocorre num momento em que três sócios não pertencentes à família original abraçam a marca.

Desde o começo da década passada, a empresa enfrentou diversos desafios, como a doença e morte do fundador, transferência do negócio para os filhos, fechamento de centenas de lojas, e, por fim, em 2019, o encerramento de atividades da fábrica. 

Porém, Leandro Terada, um dos sócios e diretor da marca, destaca que a marca nunca deixou de funcionar, nem de estar presente na memória afetiva das pessoas. “A L’acqua di Fiori ainda está presente na memória das pessoas. Para nós a perfumaria é uma arte, precisa ser pensada, sentida e admirada. E a nossa marca tem uma essência, ela tá na memória principalmente das pessoas da faixa etária de 35 anos para cima”, afirma o sócio.

História e projeções para o futuro

Entre as pretensões para o futuro da empresa, está voltar ao marco de 2,5 mil unidades. A marca surgiu em 1980, em Belo Horizonte, quando o Sr. Leopoldo Mesquita começou a revender perfumes com sua esposa. Com o sucesso, eles resolveram começar a criar suas próprias fragrâncias, e Leopoldo decidiu aumentar o teor de essência dentro dos perfumes, como é feito no mercado europeu – ideia que foi revolucionária na época, e atraiu muitos clientes. Até o início dos anos 2010, a marca se expandiu pelo franchising, sendo uma das pioneiras no Brasil a usar o sistema, e abriu mais de 2 mil lojas, concorrendo diretamente com OBoticário. Contudo, durante os anos de dificuldade, a marca foi perdendo franqueados, e, agora, a meta é voltar ao número que já foi auge de sucesso.

Abordagem Omnichannel

Um dos diferenciais que a L’acqua di Fiori pretende trazer nesse momento é a abordagem omnichannel, ou seja, não mais depender somente do franchising. A ideia é conseguir conversar com os clientes por diversos meios, como vendas online pelo site, presença em marketplaces, e também pela venda direta, através de revendedores. “Nós montamos o projeto de omnichannel e de multicanalidades, em que nós temos vários canais de venda sem que um conflito com o outro. Então nós vamos ter possibilidades maiores de faturamento, e de crescimento da marca”, afirma Terada.

Apesar da escolha – atualmente inevitável – pela abordagem omnichannel, o franchising ainda é parte importante da L’acqua di Fiori, porque está intrínseco a sua história. “O franchising é a única forma de você ter várias lojas sem estar presente em todas elas, e sem que você perca a eficiência nas vendas e na gestão”, explica o sócio.

Para reestruturar essa expansão por meio do sistema de franquias, a L’acqua di Fiori escolheu a Goakira Consultoria como responsável por traçar estratégias. A empresa tem trabalhado no planejamento e estruturação do modelo de franquias, visando alcançar as metas estabelecidas sem perder de vista a essência da marca. Terada explica porque escolheu a consultoria: “Nós fizemos várias cotações, mas eu acho que foi a sinergia que nós tivemos, juntamente com a flexibilidade de fazer tudo a quatro ou mais mãos”, afirma.

Imagem: GDesign