Operação
Lojas híbridas remodelam o cenário do varejo em aeroportos
Aproximadamente 76% dos aeroportos pesquisados veem os conceitos híbridos como uma tendência de longo prazo
As lojas híbridas, que combinam varejo e alimentos e bebidas, estão rapidamente ganhando espaço em aeroportos em todo o mundo, de acordo com a série Travel Experience Voices da Lagardère Travel Retail.
A pesquisa mostrou que 76% dos aeroportos pesquisados veem os conceitos híbridos como uma tendência de longo prazo, com 24% observando um aumento em sua popularidade devido à sua capacidade de aprimorar a experiência do cliente.
“Os conceitos híbridos estão na encruzilhada da inovação, combinando o digital com o físico, o global com o local e o varejo com alimentos e bebidas”, disse Dag Rasmussen, presidente e CEO da Lagardère Travel Retail.
“Esses espaços dinâmicos redefinem a experiência de viagem, oferecendo aos viajantes uma integração perfeita de conveniência, entretenimento e engajamento”, acrescentou.
A pesquisa, realizada entre janeiro e março de 2024, coletou respostas de 58 aeroportos e 150 marcas em 27 países.
Aeroportos e marcas priorizam o layout eficiente da loja como o principal recurso em lojas híbridas, seguido por uma oferta diversificada, integração omnichannel, design de conteúdo, elementos de comunicação e serviços unificados.
Enquanto isso, a otimização de espaço surgiu como uma preocupação principal para os aeroportos, com 20% citando-a como um grande desafio ao desenvolver planos mestres de varejo que abrangem múltiplas atividades. Outros desafios incluem mix de oferta (15%) e maximização de receitas (14%).
Alinhados com a crescente consciência ambiental, aeroportos e marcas agora também priorizam o impacto ambiental como um critério-chave para definir ofertas de varejo responsáveis. Na verdade, os aeroportos classificam em 4,4/5 a importância que atribuem à colaboração ativa com marcas e operadores para progredir ao longo da jornada de descarbonização.
Além disso, o compartilhamento de dados também é visto como uma forma de melhorar o desempenho. No entanto, aeroportos e marcas lutam com a implementação devido a desafios como GDPR e regulamentações de conformidade.
A pesquisa mostrou que apenas 47% usam IA generativa para análise de dados e apenas 56% estão abertos a parcerias de dados para obter melhores insights do consumidor.
“Através da colaboração, inovação e um compromisso compartilhado com a sustentabilidade, avançamos com otimismo, moldando uma indústria de varejo de viagens mais conectada, vibrante e sustentável do que nunca”, disse o grupo.
Imagem: Envato
Informações: Retail Asia
Tradução: Central do Varejo