Operação
Luckin Coffee desafia Starbucks nos EUA e aposta no café brasileiro

A Luckin Coffee, maior rede de cafeterias da China, iniciou sua expansão nos Estados Unidos e vem fortalecendo parcerias comerciais com o Brasil. A empresa, que ultrapassou a Starbucks em número de lojas no mercado chinês, abriu cinco unidades em Nova York até meados de setembro.
As lojas da rede funcionam sem caixas, e os pedidos só podem ser feitos pelo aplicativo. Embora os preços sejam próximos aos da Starbucks, a estratégia de crescimento da Luckin se baseia em descontos de 30% a 50% oferecidos no app. De acordo com análise da consultoria Bernstein, o modelo atual de preços e volume de lojas não é sustentável, já que as primeiras unidades nos EUA estão operando com prejuízo.
“O Starbucks está sempre buscando ser lucrativo em cada transação… Normalmente, tentando atingir uma margem mínima de 15% por loja, segundo nossa estimativa. No caso da Luckin, a ideia é crescer em reconhecimento. Quero garantir que a marca seja reconhecida em âmbito nacional, mesmo que, no início, isso signifique sofrer algumas pequenas perdas por loja”, afirmou o analista Danilo Gargiulo, da Bernstein.
A trajetória da Luckin é marcada por controvérsias. Fundada em 2017, a empresa abriu capital na Nasdaq em 2019, mas em 2020 foi acusada pela SEC de fraude contábil, após investigação interna identificar a fabricação de US$ 310 milhões em vendas. O caso levou à sua exclusão da bolsa e pedido de falência. A companhia, no entanto, foi reestruturada sob nova liderança e retomou o crescimento, passando a negociar ações no mercado OTC, de menor regulação.
Em 2023, a rede ultrapassou US$ 3,5 bilhões em receita líquida, superando a operação chinesa da Starbucks. Atualmente, conta com mais de 26 mil unidades, a maioria na China, contra cerca de 8 mil da concorrente norte-americana.
Além da expansão internacional, a Luckin Coffee vem intensificando acordos comerciais com o Brasil. Em maio, inaugurou em Pequim uma loja temática dedicada ao café brasileiro e anunciou planos de abrir outras 30 unidades no país. Também inaugurou o Museu do Café Luckin Brasil em Kunshan, província de Jiangsu.
A empresa firmou contrato para comprar 240 mil toneladas de café brasileiro entre 2025 e 2029, em operação estimada em US$ 2,5 bilhões. Desde 2023, a companhia mantém ações conjuntas com o programa Exporta Mais Brasil, da ApexBrasil. Em Cacoal (RO), representantes da Luckin adquiriram 4 mil sacas de café da Amazônia durante um evento e, posteriormente, assinaram acordo para a compra de até 120 mil toneladas em 2024, no valor aproximado de US$ 500 milhões.
Com informações de CNBC
Imagem: Reprodução