Connect with us

Economia

Márcio França: conheça o futuro ministro das Pequenas e Médias Empresas

Na última quarta-feira, Lula fez reforma ministerial, e tirou Márcio França do Ministério de Portos e Aeroportos, para que ele assuma a futura pasta em criação

Published

on

Márcio França, homem branco de cabelo brando, terno azul e gravata azul segura microfone e faz gesto com a mão

Na última quarta-feira, 6/08, o presidente Lula fez a primeira reforma ministerial do mandato. As mudanças incluíram a demissão da ex-jogadora de vôlei Ana Moser da pasta de Esportes, colocando André Fufuca (PP-MA) para ficar à frente do Ministério. Também, o ex-Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, foi substituído por Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) no cargo, e aguarda a criação do Ministério das Pequenas e Médias Empresas, anunciado por Lula. Com a reforma ministerial, Lula abriu mais espaço no governo para o Centrão, com vistas a conseguir mais aliados.

O Ministério das Pequenas e Médias Empresas havia sido anunciado no dia 29 de agosto por Lula em sua live no Canal Gov. O presidente disse: “Nós vamos criar, eu estou propondo a criação do ministério das pequenas e médias empresas, das cooperativas e dos empreendedores individuais. Para que tenha um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade”. A ideia seria ter uma pasta específica para representar os interesses dos pequenos empresários brasileiros, e buscar políticas públicas para beneficiar o grupo.

Apesar de ainda não ter sido criado, a promessa de Lula e a desocupação temporária de Márcio França anunciam a chegada do ministério, que pode ser benéfico para o varejo.

Márcio França, homem branco de cabelo brando, terno azul e gravata azul segura microfone e faz gesto com a mão

Quem é Márcio França

Márcio França, anunciado como o ministro de Pequenas e Médias Empresas, é filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) há mais de trinta anos. Formado em Direito pela Universidade Católica de Santos (SP), sua cidade natal, ele começou na carreira política sendo vereador de São Vicente (SP), cidade vizinha à sua, em 1989, por dois mandatos seguidos. Depois de vereador, foi prefeito de São Vicente, também por dois mandatos. 

Em 2007, foi eleito deputado federal, em seu primeiro cargo mais abrangente. Quatro anos depois, em 2011, ele foi convidado para ser secretário de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, entre 2011 e 2015, e de Desenvolvimento de 2015 a 2018, no governo de Geraldo Alckmin, atual vice-presidente. Na reeleição de Alckmin como governador, França foi seu vice-governador. Em 2018, quando Alckmin foi concorrer à Presidência da República, França assumiu o posto de governador, ficando até as próximas eleições, quando perdeu para João Dória (PSDB).

Imagem: Agência Brasil