Connect with us

Economia

McDonald’s fica aquém das estimativas pela 1ª vez desde 2020

Uma das razões seria posicionamento da empresa no conflito Israel-Hamas

Published

on

Mc Donald's no The Town

Nesta segunda-feira (5), o McDonald’s anunciou que não conseguiu alcançar suas projeções de vendas trimestrais, marcando a primeira vez em quase quatro anos que isso ocorre. A empresa atribui esse declínio ao fraco desempenho das vendas em sua divisão de negócios que engloba o Oriente Médio, China e Índia. A gigante da indústria alimentícia é uma das várias marcas ocidentais que enfrentam protestos e campanhas de boicote devido à sua posição pró-israelense no conflito entre Israel e Hamas.

De acordo com dados da LSEG (London Stock Exchange Group), as vendas comparáveis no segmento de Mercados Licenciados de Desenvolvimento Internacional do McDonald’s aumentaram apenas 0,7% no trimestre, ficando muito aquém das estimativas de crescimento de 5,5%. Este setor representou 10% da receita total do McDonald’s em 2023.

No mês passado, o presidente-executivo Chris Kempczinski ressaltou o “impacto significativo nos negócios” enfrentado pelo McDonald’s no Oriente Médio e em algumas áreas fora da região, devido à guerra, além da “desinformação associada” à marca.

Brian Mulberry, gerente de carteira de clientes da Zacks Investment Management, que detém ações do McDonald’s, expressou preocupação com os efeitos duradouros da guerra sobre os lucros. “Os efeitos (da guerra) sobre a durabilidade dos lucros seriam nossa maior preocupação… parece que esse será um problema que persistirá além do próximo trimestre ou talvez até dois”, afirmou.

McDonald's no The Town

Imagem: Divulgação