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Inovação

McDonald’s pretende abrir quase 9 mil restaurantes e fidelizar 100 milhões de membros até 2027

Empresa busca crescimento em outros mescados, como a China, e também visa a implementação de Inteligência Artificial

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Fachada do McDonald's

O McDonald’s quer abrir mais de 8.800 lojas e adicionar 100 milhões de membros ao seu programa de fidelidade até 2027. As metas fazem parte dos planos de longo prazo da gigante do fast-food para aumentar as vendas em sua já extensa rede de restaurantes.

A empresa anunciou seus novos objetivos antes do dia do investidor, na quarta-feira, enquanto busca persuadir os acionistas de que o apetite dos clientes por seus Big Macs e McNuggets ainda está crescendo, mesmo com Wall Street em baixa e a ameaça dos medicamentos para perda de peso. Espera-se que a rede de hambúrgueres ofereça mais detalhes sobre como planeja continuar atraindo clientes, inclusive introduzindo uma versão melhorada de seu hambúrguer e dobrando a oferta de frango.

Para 2024, o McDonald’s projeta um crescimento líquido de novos restaurantes de 4%. Quase 2% do crescimento das vendas em todo o sistema no próximo ano deve vir do aumento da sua presença.

Depois de 2024, a empresa planeja aumentar o número de restaurantes em 4% a 5% ao ano. Esses novos locais contribuirão com cerca de 2,5% do crescimento das vendas em todo o sistema.

Investimentos em expansão

Os grandes planos de desenvolvimento do McDonald’s significam, também, maiores gastos de capital. Para 2024, a empresa prevê 2,5 mil milhões de dólares em despesas de capital, acima da sua expectativa de 2,2 mil milhões de dólares para 2,4 mil milhões de dólares em 2023. E para cada ano de 2025 a 2027, o McDonald’s espera aumentar as suas despesas de capital em 300 milhões de dólares para 500 milhões de dólares sequencialmente.

Até 2022, o McDonald’s deseja uma presença global de 50.000 lojas. A rede tinha 41.198 restaurantes em todo o mundo em 30 de setembro. Para efeito de comparação, Starbucks em Novembro disse que pretende atingir 55.000 cafés em todo o mundo até 2030, acima da sua contagem actual de mais de 38.000.

Para atingir a sua meta de desenvolvimento, o McDonald’s planeja abrir 900 locais nos EUA, 1.900 restaurantes no seu segmento de mercados operados internacionais e cerca de 7.000 unidades na sua divisão de mercados licenciados de desenvolvimento internacional.

No final de Novembro, o McDonald’s anunciou que tinha recomprado uma participação minoritária no seu negócio na China, que atualmente tem uma presença em mais de 5.500 restaurantes. “Não há razão para que a China não possa ter [20.000] a 25.000 lojas ou restaurantes – poderia ser o maior mercado para nós em todo o mundo”, disse o CEO do McDonald’s, Chris Kempczinski.

Os executivos disseram que a sua pegada atual está desatualizada e não reflete onde os consumidores vivem atualmente, incluindo a mudança para o Sul e Sudeste nos EUA.

Em janeiro, Kempczinski disse que a empresa aceleraria o desenvolvimento de novos restaurantes. Esta é a primeira vez que a empresa divulga suas novas metas de desenvolvimento.

Programa de fidelidade McDonald’s

Além dos seus ambiciosos planos de expansão, o McDonald’s pretende atingir um quarto de mil milhões de membros ativos para o seu programa de fidelização até 2027. No último dia do investidor, em 2020, a empresa ainda estava testando o programa de fidelização nos EUA, mas desde então, tornou-se um rolo compressor, impulsionando as vendas móveis e incentivando os clientes a voltarem com mais frequência.

O McDonald’s está se apoiando em seu programa de fidelidade enquanto os profissionais de marketing temem um “futuro sem cookies”, onde os dados de terceiros sobre seus clientes se esgotam, de acordo com Morgan Flatley, diretor global de marketing e vice-presidente executivo de novos empreendimentos comerciais do McDonald’s. Em vez disso, ao adicionar novas maneiras de ganhar pontos, como assistir a jogos esportivos em seu aplicativo, e vantagens como transferir pontos para familiares e amigos, o McDonald’s está se preparando para contar apenas com um tesouro de dados que coleta por meio de seu próprio aplicativo móvel.

“No futuro, os dados estarão ao lado das localizações dos restaurantes como outra vantagem competitiva significativa”, disse o presidente do McDonald’s nos EUA, Joe Erlinger, aos investidores na quarta-feira.

McDonald’s faz parceria com Alphabet

McDonald’s também anunciou parceria com Alphabet’s Google Cloud, usando inteligência artificial em seus restaurantes para melhorar as operações.

“Estamos entusiasmados em ver como o McDonald’s usará nossas ferramentas generativas de IA, nuvem e computação de ponta para melhorar sua experiência gastronômica icônica para seus funcionários e clientes em todo o mundo”, disse o CEO da Alphabet, Sundar Pichai, em um comunicado.

Por: Amelia Lucas para CNBC

Imagem: Visual Karsa na Unsplash