Operação

Microsoft enfrenta “apagão cibernético” em softwares e serviços

Falha nos serviços da empresa afetam o mundo todo; voos foram cancelados e aplicativos de bancos estão fora do ar

Published

on

Prédio da Microsoft em Washington

A Microsoft informou nesta sexta-feira (19) que uma falha está impedindo a utilização de seus serviços e softwares, afetando empresas e usuários em todo o mundo. A empresa anunciou nas redes sociais que está investigando um problema que impacta o acesso aos aplicativos do Microsoft 365 e a serviços associados.

Segundo agências internacionais, os clientes da Microsoft são os mais afetados pelo “apagão cibernético”, que foi causado por uma pane no sistema da CrowdStrike após uma atualização. A ferramenta de segurança cibernética da CrowdStrike, utilizada pelo sistema de segurança Falcon na plataforma de computação em nuvem Azure da Microsoft, foi identificada como a origem do problema.

A Microsoft detalhou que a interrupção está atingindo usuários e companhias globalmente, incluindo empresas aéreas que tiveram de cancelar voos. A página de status do Azure indicou que o problema começou na noite de quinta-feira (18), afetando sistemas em todo o centro dos Estados Unidos. A empresa afirmou que já determinou a causa do problema e está trabalhando para restaurar o acesso aos usuários.

Entre os impactados, a companhia aérea americana Frontier cancelou alguns voos nos EUA, enquanto a holandesa KLM suspendeu a maioria de suas operações devido à falha nos sistemas computacionais. A Ryanair informou que a interrupção está fora de seu controle e recomendou aos passageiros que cheguem ao aeroporto de partida ao menos três horas antes do voo.

O aeroporto de Londres Gatwick está enfrentando problemas nas áreas de check-in, bagagens e segurança, enquanto o aeroporto de Berlim interrompeu suas operações.

No Brasil, os aplicativos dos bancos Bradesco, Neon, Next e Pan estão fora do ar desde a noite de quinta, conforme relatado pelo site Downdetector. O Bradesco confirmou que seus serviços foram afetados pelo apagão. O banco Pan afirmou que já restabeleceu parte dos serviços e continua trabalhando para a normalização completa. “O aplicativo foi impactado por uma indisponibilidade originada na atualização do software de um de seus fornecedores, que afetou diversos segmentos”, declarou o banco.

Prédio da Microsoft em Washington

Imagem: Coolcaesar/Wikimedia Commons

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *