• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Inovação

Pequenos mercados autônomos em condomínio ganham força no Brasil
Advertisement

Inovação

Lush: conheça a marca de cosméticos naturais

E-commerce Inovação

TikTok se consolida como ferramenta de descoberta de produtos e serviços entre jovens brasileiros

E-commerce Inovação

Grupo Boticário lança assistente de IA para e-commerce

Inovação Operação

Visa apresenta novas ferramentas para acelerar comércio agêntico

Inovação

Consumidores brasileiros superam norte-americanos no uso de IA

Inovação

Transformação digital: o que é e qual sua importância no varejo

Inovação Tecnologia

Futuro da Inteligência Artificial: como essa revolução vai transformar o varejo

Inovação

Millennials e Gen Z puxam avanço da IA nas buscas, diz estudo

Inovação

Walmart faz parceria com a OpenAI para treinar funcionários em IA

Inovação

Pequenos mercados autônomos em condomínio ganham força no Brasil

Estima-se que existam cerca de 10 mil mercadinhos autônomos no Brasil, movimentando entre R$1,5 bilhão e R$2 bilhões por ano

Publicado

2 anos atrás

on

5 de junho, 2023

Por

Redação

Durante a fase mais difícil da pandemia do novo coronavírus, os mercadinhos autônomos, localizados em condomínios, ganharam impulso como uma alternativa segura para compras, já que sair de casa representava um risco à saúde. Esses estabelecimentos se tornaram uma salvação para muitos consumidores, oferecendo conveniência ao disponibilizar produtos essenciais, como arroz e feijão, no próprio andar térreo dos prédios.

Com o retorno gradual da circulação de pessoas, havia uma expectativa sobre se esse novo modelo de loja manteria seu apelo diante da ansiedade dos brasileiros de voltarem às ruas. No entanto, a resposta veio afirmativa. Em conversa com o Diário do Comércio, Tom Ricetti, fundador da Onii, aponta que o Brasil é um dos países com mais soluções de venda autônoma no mundo, com a empresa possuindo 720 pontos no país. A Onii foi criada em 2019 e possui lojas em diversos locais, como condomínios, faculdades, hotéis, hospitais e coworkings. Além disso, a empresa está se preparando para expandir para Portugal, Espanha e Emirados Árabes.

A Onii utiliza tecnologia em seu modelo de negócio, que inclui um aplicativo para acesso às lojas, meios de pagamento, emissão de notas fiscais, controle de estoque e inteligência para identificar as demandas dos consumidores. Outra empresa nesse segmento é a Minha Quitandinha, que também funciona como uma “software house” ao desenvolver toda a tecnologia necessária para a operação automatizada das lojas e gestão das franquias. A Minha Quitandinha está presente em 20 estados brasileiros, com 180 pontos franqueados, e pretende chegar a 300 até o final do ano.

Apesar de muitos franqueados da Minha Quitandinha não serem do ramo de varejo, como dentistas, advogados e ex-trabalhadores com carteira assinada, o negócio tem se mostrado sustentável e adaptável às comunidades locais, oferecendo produtos personalizados e preços acessíveis.

Estima-se que existam cerca de 10 mil mercadinhos autônomos no Brasil, movimentando entre R$1,5 bilhão e R$2 bilhões por ano, e espera-se que esse valor dobre até o final de 2023. Os principais players do mercado estão se unindo para criar uma associação de venda autônoma, que já conta com cerca de 30 operadores. Há ainda um grande potencial de crescimento, uma vez que pesquisas indicam que pelo menos 400 mil condomínios no país estão prontos para receber um mercado autônomo.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Coop aposta em novo modelo e deve inagurar 80 mercados autônomos

Não perca

Mercado Livre vê mulheres líderes como fonte de bons resultados

Continue Reading

Você pode gostar

  • Logo e nome do Banco Central em mármore na parede; Boletim Focus; inflação Logo e nome do Banco Central em mármore na parede; Boletim Focus; inflação

    Copom mantém taxa de juros a 15% ao ano

  • Lush: conheça a marca de cosméticos naturais

  • Declaração de conteúdo; shopping centers Declaração de conteúdo; shopping centers

    NFC-e: o que, como implementar e emitir

  • tiktok tiktok

    TikTok se consolida como ferramenta de descoberta de produtos e serviços entre jovens brasileiros

  • futuro do varejo futuro do varejo

    NRF Europe debate como a IA está acelerando o futuro do varejo

  • hiperpersonalização hiperpersonalização

    Hiperpersonalização promete redefinir o e-commerce

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Logo e nome do Banco Central em mármore na parede; Boletim Focus; inflação
Economia5 horas atrás

Copom mantém taxa de juros a 15% ao ano

Inovação7 horas atrás

Lush: conheça a marca de cosméticos naturais

Declaração de conteúdo; shopping centers
Operação8 horas atrás

NFC-e: o que, como implementar e emitir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising7 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

TNG
Vídeos18 horas atrás

Podcast Central do Varejo #53: TNG

Fini
Franchising1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #52: Fini

Velocità
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #51: Velocità

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.