Economia

Movimento em lojas físicas cresce 0,3% em agosto, com Dia dos Pais

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Pai e filho se abraçando

Em agosto, o varejo brasileiro apresentou 0,3% mais movimento de visitantes em relação ao mesmo mês do ano anterior. O resultado foi impulsionado pelo desempenho do Dia dos Pais, que este ano movimentou 3,5% a mais de pessoas no período de 4 a 10 de agosto de 2025 comparado à mesma semana de 2024. É o segundo mês consecutivo de alta, uma vez que, em julho, o volume de pessoas nas lojas foi 0,2% maior que no mesmo mês do ano anterior. Os dados fazem parte do Índice de Intenção de Compra no Varejo (IICV Seed).

“Datas comemorativas, feriados e campanhas sazonais criam momentos de grande expectativa no consumidor. É nesse período que o varejo tem a oportunidade de se destacar, oferecendo promoções inteligentes, experiências de compra diferenciadas e comunicação criativa que realmente conecte com o público. Lojas que entendem os hábitos dos clientes e se antecipam conseguem não só aumentar o volume de vendas, mas também engajar e fidelizar consumidores”, destaca Sidnei Raulino, CEO da Seed Digital.

Entre os segmentos analisados, agosto teve destaque para Artigos Esportivos, com alta de 6,2%. Tradicionalmente, o setor é um dos mais procurados no Dia dos Pais. Na sequência, aparece a categoria que reúne Perfumaria, Maquiagem e Cosméticos, com crescimento de 5,9%. Calçados & Acessórios e Departamento & Casa registraram crescimento de 2,3% e 0,3%, respectivamente.

Na contramão, o setor de Moda e Acessórios sofreu uma expressiva retração de −32,1%. A justificativa vem de uma base excepcionalmente elevada registrada no mesmo mês em 2024. Já Telefonia & Acessórios registrou queda de -11,6% e Farmácias, -0,1%.

Análise por regiões

Nordeste e Norte ditaram o ritmo de crescimento no movimento de pessoas em lojas físicas em agosto, de acordo com o IICV Seed. Essas regiões registraram altas de 8,4% e 2,0%, respectivamente. O desempenho, especialmente na região nordestina, foi reflexo de estratégias assertivas para atrair consumidores.

Logo em seguida aparece o Sudeste, que manteve sua trajetória positiva com crescimento de 0,5%. Na outra ponta, o Centro-Oeste devolveu parte da expansão de julho (−1,2%), enquanto o Sul registrou retração de 7,0%, repetindo o padrão do mês anterior. O resultado do Sul, porém, deve-se ao crescimento atípico registrado no ano anterior (12,5% sobre 2023).

Shoppings retomam crescimento

As lojas de rua e de shoppings cresceram em movimento em agosto. As lojas de rua mantiveram sua trajetória positiva, com alta de 0,3%, enquanto as lojas de shoppings reverteram a queda de julho e registraram um expressivo crescimento de 3,9% em relação a agosto de 2024.

“O resultado mostra que os consumidores voltaram a buscar mais intensamente as experiências oferecidas pelos shoppings, seja pelo mix de lojas, conveniência ou entretenimento, o que contribuiu para recuperar parte do público perdido”, diz Raulino.

Imagem: Freepik

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