Inovação
Natura Ekos transforma cápsulas Nespresso em embalagens sustentáveis
A Nespresso e a Natura Ekos anunciaram uma parceria inédita para a produção de embalagens utilizando alumínio reciclado proveniente das cápsulas de café da Nespresso. A iniciativa será aplicada nas bisnagas das polpas hidratantes para mãos Ekos Castanha, um dos produtos mais vendidos da Natura. A partir do dia 28 de outubro, data que marca o Dia Nacional da Reciclagem de Alumínio, as bisnagas passarão a ser compostas 100% de alumínio reciclado, sendo 10% oriundos das cápsulas da Nespresso. Esse percentual representa o reaproveitamento de mais de duas toneladas de cápsulas por ano.
As duas empresas, ambas certificadas como Empresas B, têm planos de expandir a parceria, com o objetivo de aumentar a porcentagem de alumínio proveniente das cápsulas e ampliar o número de embalagens da linha Ekos feitas a partir desse material.
Mariana Marcussi, diretora de marketing da Nespresso Brasil, reafirmou o compromisso da empresa com a sustentabilidade. “Nossas cápsulas já são compostas por 80% alumínio reciclado e oferecemos aos nossos consumidores ao menos uma forma de reciclá-las. Estamos sempre buscando novas maneiras de contribuir para uma cadeia que respeite ainda mais o meio ambiente e as comunidades. Quando nos unimos à Natura, mostramos como a criatividade e inovação, aliadas a propósitos sólidos, transformam desafios socioambientais em oportunidades para gerar impacto positivo”, disse.
Tatiana Ponce, CMO da Natura, ressaltou a importância da cooperação entre as duas companhias, enfatizando a necessidade de criar soluções regenerativas diante da emergência climática. “Como empresas, podemos gerar mudanças positivas em larga escala. Ao atuarmos em parceria, os resultados podem ser ainda mais amplos e benéficos”.
Além da inclusão do alumínio reciclado nas embalagens, as lojas da Nespresso no Brasil também participarão da coleta e destinação adequada das embalagens de alumínio da linha Natura Ekos. As 34 boutiques da Nespresso no país estarão preparadas para receber os produtos da Natura, e há planos para que os mais de 400 pontos de coleta da Nespresso no Brasil também recebam embalagens das duas marcas.
Todo o material coletado, tanto as bisnagas quanto as cápsulas, será enviado ao Centro de Reciclagem da Nespresso, localizado em Osasco (SP). Nesse local, a borra do café é separada mecanicamente do alumínio e utilizada na produção de compostos orgânicos por meio do projeto Nespresso Hortas. O alumínio, por sua vez, é reintegrado à cadeia produtiva para ser transformado em novos produtos.
Imagem: Reprodução