Operação
Nike pretende reduzir custos em US$ 2 bilhões nos próximos três anos
A varejista está dinamizando a organização, simplificando o portfólio de produtos, aumentando a automatização e utilizando a escala para impulsionar a eficiência
Depois de um trimestre desafiador, em que as receitas na América do Norte caíram 3,5%, a Nike está reestruturando a sua organização em busca de um maior crescimento. A empresa anunciou um plano de redução de custos que visa gerar até 2 mil milhões de dólares em poupança nos próximos três anos. A varejista pretende fazer isso aumentando a eficiência das operações, a automatização, e simplificando o portfólio de produtos.
“Desde o ano fiscal de 19, nossos investimentos na aceleração da visão direta do consumidor da Nike criaram novas capacidades operacionais, acrescentaram dezenas de milhões de novos integrantes à nossa base de membros e proporcionaram um retorno de mais de US$ 12 bilhões em receitas incrementais”, disse Matt Friend, diretor financeiro em uma ligação com analistas na quinta-feira. “No entanto, também adicionamos complexidade e ineficiência. Neste ambiente competitivo, precisamos acelerar o nosso ritmo de inovação, elevar as nossas experiências de mercado, maximizar o impacto da nossa narrativa e aumentar a nossa velocidade e capacidade de resposta.”
Como parte disso, a empresa está “simplificando” a sua organização, com a maior parte dos encargos de mais de 400 milhões de dólares associados ao plano, que vão para custos de indenização. A varejista também está procurando eficiência na cadeia de abastecimento, reduzindo as camadas de gestão e trabalhando para melhorar as suas capacidades de aquisição, disse Friend.
As receitas da Nike Direct no trimestre aumentaram 6%, enquanto o atacado caiu 2%. A varejista regressou recentemente a uma série de parceiros de quem havia desistido, incluindo Macy ‘se DSW. O CEO John Donahoe disse que a decisão do varejista de reestruturar a empresa sob Heidi O’Neill e Craig Williams, que assumiram novos cargos em maio, ajudaria a impulsionar a inovação.
“Isso está fazendo uma enorme diferença em nosso foco e capacidade de execução”, disse Donahoe sobre O’Neil e Williams. “E como você sabe, estamos totalmente focados em alinhar toda a nossa equipe para impulsionar o que a Nike faz de melhor: produtos inovadores combinados com uma narrativa distinta, combinados com experiências de mercado únicas.”
A Nike fez uma série de mudanças em sua equipe de liderança este ano, nomeando um novo diretor de tecnologia, diretor de marketing, diretor de design, diretor de inovação, diretor de diversidade, equidade e inclusão e chefe de negócios femininos em 2023.
Olhando para o futuro, a empresa está investindo na expansão do seu negócio feminino com leggings e sutiãs em todas as faixas de preço. Donahoe observou que a empresa agora tem leggings na faixa de US$ 100 ou mais, uma faixa de preço “que não tínhamos anteriormente”, disse o executivo.
Por: Cara Salpini para Retail Dive