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O que é PUDO e como implantar na sua loja?

O modelo PUDO é uma alternativa inteligente para otimizar a logística e intensificar a omnicalidade das empresas

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Trabalhadores da Amazon; comissão francesa

Nos últimos anos, o cenário do varejo tem passado por transformações significativas impulsionadas pela tecnologia e pelas mudanças nas preferências dos consumidores. Uma dessas transformações é a adoção do modelo PUDO (Pick Up, Drop Off), que vem revolucionando a logística e a experiência de compra para empresas e clientes.

Você já pensou em todo o trabalho logístico por trás da entrega que chega na sua casa? Se você é um cliente, pode ser que só tenha pensado nisso ao se deparar com o custo do frete em alguma compra online. Por outro lado, se você é varejista, deve se confrontar com esse cálculo todos os dias. Muito além do trabalho, a entrega em casa pode gerar muitos dispêndios de dinheiro e recursos ambientais. Pensando nisso é que surgiu o modelo PUDO, que estabelece pontos estratégicos para clientes e empresas trocarem produtos.

O PUDO faz parte da experiência omnichannel do cliente, uma vez que é uma integração de vários canais (físicos e virtuais). Em geral, o modelo acontece no e-commerce.

O que é PUDO (Pick Up, Drop Off)?

O PUDO, ou Pick Up, Drop Off (do Ingês, ‘Pegue e Deixe’) é um modelo logístico que permite aos consumidores fazer a retirada de mercadorias ou devolverem produtos para troca em pontos estratégicos, como lockers, lojas físicas ou parceiros comerciais. 

Essa abordagem oferece flexibilidade e conveniência aos clientes, pois podem escolher o local e o horário mais adequado para receberem suas compras, evitando problemas de entrega em domicílio.

Os pontos escolhidos para o PUDO são estratégicos, e permitem facilidade para o vendedor e para o cliente. O varejista não tem os mesmos gastos com a entrega em domicílio, e o cliente não tem problemas em receber um produto em um momento em que não está em casa.

Quando são necessárias várias tentativas de entrega, os custos do frete ficam mais altos. Além disso, na devolução ou troca, o PUDO facilita a vida dos clientes, que não têm que fazer um longo processo nos Correios.

História do modelo PUDO

Apesar de estar atrelado ao e-commerce, o conceito de PUDO surgiu antes mesmo da Internet.

O PUDO suge a partir de uma necessidade: empresas que tinham problemas para entregar mercadorias para clientes que ficavam muito tempo fora de casa. Foi nesse contexto que, em 1983, a empresa francesa Relais Colis criou uma solução: pontos de retirada para entregas.

Desde então, o modelo PUDO se tornou popular, permitindo uma melhor gestão dos fluxos de entrega e proporcionando uma experiência mais satisfatória para os clientes.

Com a popularização das compras online a partir dos anos 2000, o PUDO vem ganhando cada vez mais força, sendo adaptado para as novas tecnologias.

Como usar o modelo PUDO

Você deve estar se perguntando “mas como eu, em minha marca local, posso implementar o modelo PUDO?” Para começar a colocar o PUDO em prática em sua loja, é necessário estabelecer parcerias com pontos de retirada e entrega, como lockers em locais estratégicos, redes de supermercados ou lojas físicas de parceiros. 

Além disso, é fundamental integrar sistemas de gestão e logística para garantir a eficiência das operações. Os clientes devem ter a opção de escolher o PUDO como método de entrega ao finalizar a compra online, e a empresa deve oferecer suporte e informações claras sobre o processo de retirada e devolução.

Existem diferentes métodos para implementar o modelo PUDO em sua loja, dependendo das necessidades e recursos disponíveis. Alguns desses métodos incluem:

Clique e Retire: Esse método envolve a instalação de armários inteligentes em locais estratégicos, onde os clientes podem retirar ou devolver produtos de forma autônoma e segura. Para isso, é preciso criar um mecanismo de identificação do cliente e do seu pedido, e de registrar de forma automática a retirada.

Pick Up Points: Os pontos de retirada em lojas físicas são parcerias com estabelecimentos comerciais para disponibilizar espaços dedicados à retirada e devolução de produtos, oferecendo conveniência aos clientes sem a necessidade de instalações adicionais.

Esse modelo funciona de maneira parecida no Brasil com venda de ingressos para shows e eventos culturais. É comum ver marcas diferentes das realizadoras do evento vendendo ingressos no seu ponto comercial. Com o PUDO, funciona de forma semelhante.

Social Pick Up Points: Esse último modelo funciona com a entrega em residências de terceiros: É a possibilidade de permitir que os clientes escolham um endereço alternativo para a entrega, como a casa de um vizinho ou o local de trabalho, aumentando a flexibilidade e reduzindo problemas de entrega.

Vantagens de aplicar o PUDO na sua empresa

Redução de custos

Ao otimizar as rotas de entrega e reduzir tentativas frustradas de entrega, o PUDO pode resultar em uma significativa economia de custos operacionais. Isso ocorre porque ir até as residências dos clientes envolve gastos significativos para a empresa, especialmente se houver necessidade de voltar várias vezes. É possível, também, que o cliente tenha que arcar com esses custos, se ele for o responsável por pagar o frete.

Melhoria da experiência do cliente

Oferecer opções flexíveis de retirada e devolução aumenta a satisfação dos clientes, proporcionando conveniência e adaptabilidade às suas necessidades. Afinal de contas, muitos consumidores não ficam muito tempo em casa, ou mesmo não possuem residência fixa. Nesses casos, pode ser um transtorno ter que ficar no endereço esperando a entrega ocorrer, e o PUDO pode facilitar as coisas.

Redução de problemas na entrega

O PUDO permite uma melhor gestão do estoque, evitando devoluções em massa e reduzindo o tempo de processamento de pedidos. Além disso, a situação de ir até a casa do cliente e encontrá-la vazia várias vezes é resolvida com o PUDO, poupando esforços e custos.

No caso contrário, de devolução, são reduzidas também as chances de isso ser complicado ou caro para o cliente.

Mais agilidade

A adoção do PUDO pode ser um diferencial competitivo no mercado, atraindo clientes que valorizam a conveniência e a personalização na experiência de compra.

Isso porque, uma vez que não é necessária a entrega em domicílio, é mais rápido para a empresa deixar todos os pedidos em um lugar comum, próximo a todos os clientes daquela região.

Mais sustentabilidade

Ao consolidar as entregas em pontos estratégicos, o modelo PUDO contribui para a redução das emissões de carbono e o impacto ambiental das operações logísticas.

Varejistas que utilizam o PUDO

Grandes varejistas como Amazon, Magazine Luiza (Magalu) e Drogasil já adotaram o modelo PUDO em suas operações, oferecendo aos clientes a conveniência de retirar e devolver produtos em pontos estratégicos, fortalecendo a experiência de compra e a fidelização dos clientes.

Amazon

A Amazon foi pioneira em instalar o modelo PUDO, quando espalhou mais de 2 mil armários de “click and collect” nos Estados Unidos, permitindo aos clientes retirar o pedido na hora em quisessem.

Magalu

A Magalu é um exemplo brasileiro que utiliza o PUDO. Nas compras online da empresa, é possível escolher a opção de retirada presencial, que não contém frete, e que pode ser feita na loja mais próxima.

Drogasil

Para empresas que têm filiais em todo o Brasil, instalar o modelo PUDO pode ser ainda mais fácil. Na Drogasil, é possível (e, inclusive, mais barato) comprar um produto online e retirar na farmácia escolhida em 1 hora.

Imagem: Unsplash

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