Inovação

O que vem por aí em tecnologia para os setores de varejo e hospitalidade?

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Tecnologias disruptivas; tecnologia

O Big Show da NRF é um dos eventos mais aguardados da indústria de varejo, reunindo as mentes mais brilhantes em tecnologia e inovação de todo o mundo. Esse evento nos permite mergulhar em inovações revolucionárias, se conectar com líderes da indústria, interagir com pioneiros da tecnologia disruptiva e descobrir os futuros agentes de transformação que devem redefinir os setores de varejo e hospitalidade.

De soluções impulsionadas por IA a uma nova onda de experiências imersivas para o cliente, o evento nos deu uma visão do futuro dessas indústrias. A tecnologia de ponta apresentada promete revolucionar o setor, e é empolgante ver como esses avanços impulsionarão a indústria para frente.

A ascensão da IA generativa no varejo

A IA generativa foi uma tendência que não passou despercebida na exposição deste ano, e está se tornando rapidamente um divisor de águas para os setores de varejo e hospitalidade, oferecendo às empresas formas inovadoras de melhorar a eficiência operacional, aprimorar a experiência do cliente e fortalecer os esforços de prevenção de perdas.

Nestes setores, gerenciar operações em grande escala de forma eficiente pode ser um desafio. A IA generativa está ajudando as empresas a automatizar tarefas rotineiras, como gestão de inventário, agendamento de funcionários e previsão de demanda. Ao analisar dados históricos, algoritmos de IA podem prever tendências de vendas, otimizar níveis de estoque e entender melhor os comportamentos dos consumidores.

Vimos um ótimo exemplo desse tipo de IA sendo utilizado pela Target, que se associou à Zebra Technologies, utilizando seu mais recente produto, desenvolvido em colaboração com o Google Cloud e a Qualcomm, oferecendo aos varejistas e estabelecimentos de hospitalidade um modelo de IA generativa de código aberto em seus dispositivos portáteis.

Ficamos particularmente impressionados com a capacidade do dispositivo portátil de usar visão computacional, aprendizado de máquina e o chat do Google Gemini, bem como a tecnologia EDGE para minimizar o armazenamento em nuvem e as interações. Saiba mais sobre seu desenvolvimento empolgante aqui e como ele está sendo usado para melhorar as operações nas lojas.

Prevenção de perdas com IA

A prevenção de perdas, tanto em termos de roubo quanto de ineficiência operacional, é uma preocupação importante para as empresas nos setores de varejo e hospitalidade. Então, qual é a solução?

Agora estamos vendo a IA generativa se integrar com câmeras inteligentes e sensores para monitorar o inventário em tempo real, sinalizando discrepâncias entre o estoque físico e os registros de vendas, além de reconhecer comportamentos suspeitos e notificar a equipe em tempo real.

A Fujitsu demonstrou como está utilizando a Análise de Movimento Humano para analisar comportamentos humanos nas lojas. Esta tecnologia combina análise de imagens em alta definição e tecnologia de IA para analisar e visualizar o movimento esquelético dos humanos. A plataforma apoia a sistematização da medição e detecção do movimento humano em múltiplos campos, com base no reconhecimento esquelético de alta precisão – oferecendo uma camada extra e mais informada de segurança nas lojas.

Da mesma forma, a IA pode rastrear padrões de transações incomuns nos terminais de ponto de venda, ajudando a identificar e mitigar o roubo. Um novo e empolgante produto exibido pela Bizerba mostrou como a prevenção de perdas no varejo, combinada com sistemas de autoatendimento, pode ajudar as empresas a reduzir o roubo enquanto melhora a experiência do cliente.

O Sistema de Prevenção de Perdas Supersmart S3 Scan & Go oferece recursos como detecção de itens não escaneados, alertas em tempo real sobre fraudes e processos de checkout rápidos e sem falhas.

Visão computacional e aprendizado de máquina com IA

Além de poder melhorar a segurança e mitigar perdas, os líderes do setor estão aproveitando sistemas de CFTV legados integrados com IA para obter insights em tempo real sobre dados de consumidores, beneficiando tanto as empresas quanto os clientes.

Esse foi um tema importante no evento, e vários fornecedores exibiram diferentes versões dessa tecnologia. Esses recursos estão sendo usados para identificar os produtos mais vendidos, entender a demografia dos compradores e resolver desafios operacionais.

Vimos de perto como a MeldCX, com seu impressionante aplicativo Viana, impulsionado pela Intel, utiliza CFTV com IA para rastrear dados valiosos, como o fluxo de clientes no varejo, o tempo que leva para preparar bebidas específicas em uma cafeteria e quais corredores são menos frequentados pelos clientes.

De forma semelhante, o software de gestão anônima de multidões/ocupação WaitTime demonstrou como câmeras de CFTV legadas podem ser reaproveitadas para executar uma ampla gama de funções e gerar insights de dados comerciais.

Esses insights podem informar as empresas sobre onde os produtos são mais ou menos lucrativos com base no esforço ou tempo gasto pelos colaboradores na loja preparando produtos – cafés especiais foram usados como exemplo específico para este caso. A tecnologia também demonstrou como a jornada do cliente pode ser aprimorada e ajudar a informar o planejamento para o futuro.

O crescente entusiasmo em torno da IA generativa nos setores de varejo e hospitalidade é uma indicação clara de que estamos à beira de uma transformação. Como vimos, o potencial da IA para aprimorar as experiências dos clientes, agilizar as operações e impulsionar a inovação é inigualável.

A IA generativa está pronta para moldar o futuro de como compramos, comemos e interagimos com as marcas. Com o ritmo de desenvolvimento acelerando, é certo que a próxima geração de compras será fortemente influenciada por essas tecnologias, oferecendo tanto para as empresas quanto para os consumidores novas possibilidades emocionantes. O futuro é brilhante, e é movido por IA.

No entanto, ainda é importante que as empresas realizem uma pesquisa detalhada antes de seguir as tendências. À medida que a IA continua ganhando popularidade como um termo de destaque no setor, é essencial que as empresas tenham uma compreensão clara de seus objetivos e de como essa tecnologia pode atender melhor às suas necessidades específicas.

Imagem: Envato
Informações: Retail Technology Innovation Hub
Tradução livre: Central do Varejo

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