Economia
Panetones devem vender 5% mais em 2024
De acordo com Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi), o setor alimentício espera um crescimento de 3% a 5% no volume de vendas de panetones em 2024. Além disso, o faturamento deve aumentar entre 5% a 8% este ano. As fabricantes têm apostado na variação de sabores, embalagens criativas e em mais inovação.
O presidente-executivo da Abimapi, Claudio Zanão, destaca que o segmento de panetones têm uma contribuição significativa no faturamento geral da indústria de produtos natalinos, representando uma parcela importante do desempenho anual das empresas. “A cada ano, a categoria de panetones ganha mais relevância dentro do nosso setor, tanto em termos de faturamento quanto em geração de empregos temporários, especialmente no período de festas”.
Nas vendas de panetone do ano passado, entre novembro e janeiro deste ano, houve crescimento de 31,5% em faturamento, alcançando 37,6 milhões de lares brasileiros. O formato tradicional de panetone continuou sendo o mais procurado, representando 43% das vendas totais da categoria, com destaque para os sabores clássicos de frutas cristalizadas e gotas de chocolate.
Outro ponto que se destaca é que o público jovem também tem consumido cada vez mais o produto. Esse movimento mostra à indústria que esses consumidores também valorizam tradição e qualidade em produtos alimentícios, especialmente durante o Natal, quando buscam opções tanto para o consumo quanto para presentear.
Para atender à crescente demanda e aos diferentes perfis de consumidores, as indústrias de panetone já estão se preparando para as festas de fim de ano. Além dos clássicos, novas opções estão chegando às prateleiras, incluindo sabores salgados e versões sem glúten e lactose, além de novos formatos e embalagens.
Apesar dos desafios impostos pela inflação e pelo aumento nos custos de insumos, como farinha de trigo e embalagens, há otimismo no setor. “Mesmo com um cenário econômico desafiador, acreditamos que a tradição dos panetones nas mesas brasileiras, aliada à inovação em novos sabores e formatos, será fundamental para sustentar o crescimento”, conclui Zanão.
Imagem: Freepik