Economia
Parceria entre Apex e Shopee leva produtos brasileiros à Ásia
Objetivo do plano é ampliar e promover as vendas brasileiras no sudeste asiático , além de ações para treinar empresas sobre marketplaces
A Apex Brasil, em parceria com a Shopee e os Correios, traçou um plano para ampliar e promover as vendas brasileiras nos países do Sudeste asiático, como Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura, Taiwan, Vietnã e Tailândia. O acordo inclui diversas ações, como webinars para orientar e treinar empresas sobre os marketplaces internacionais, suporte para a operação estratégica na plataforma Shopee e assistência personalizada dos Correios na logística de envio e distribuição através do Exporta Fácil, um conjunto de serviços simplificado para exportação.
Felipe Lima, responsável por Desenvolvimento de Negócios na Shopee, ressalta a importância dessa parceria ao destacar casos de sucesso de empreendedores que iniciaram seus negócios e transformaram suas vidas com a digitalização. A expectativa é de que essa colaboração ofereça oportunidades para que empreendedores brasileiros possam expandir seus negócios internacionalmente.
Um projeto-piloto crossborder será conduzido pelas instituições, englobando empresas brasileiras interessadas em exportar para Singapura. Inicialmente, serão selecionadas até 10 empresas com potencial exportador, com o processo de exportação começando no segundo semestre de 2023. O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destaca que essa parceria permitirá abrir novos horizontes para as exportações de micro e pequenas empresas no mercado do Sudeste asiático, oferecendo apoio aos empresários através dos serviços dos Correios.
O projeto-piloto também visa identificar as principais dificuldades enfrentadas na comercialização de produtos brasileiros na região e identificar as melhores oportunidades para o Brasil atuar em Singapura por meio do e-commerce. A partir desse mapeamento, será estruturado um projeto conjunto que facilite o acesso das mercadorias brasileiras no país asiático.
O presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, ressalta a importância de uma melhor inserção do Brasil no e-commerce mundial, especialmente no Sudeste Asiático, devido ao potencial de crescimento desse mercado nos últimos anos. Com a união de esforços dos Correios, já parceiros em outros acordos, e da Shopee, a maior empresa de comércio eletrônico na região, espera-se consolidar a presença do Brasil na Ásia e alcançar novos patamares nas exportações.
Imagem: Freepik