Connect with us

Economia

Pequenos e médios lojistas online faturam cerca de R$301 milhões nas vésperas da Black Friday

Faturamento aumentou 26% em outubro em relação ao mesmo mês de 2022

Published

on

Mulher segurando sacola escrita Black Friday

Nas vésperas da Black Friday, os pequenos e médios empreendedores do varejo online já observam um aumento nas vendas: o faturamento no mês de outubro chegou a cerca de R$ 301 milhões, representando um crescimento de 26% em comparação ao mesmo período do ano passado (R$ 238 milhões). Foram vendidos cerca de 5 milhões de produtos e o ticket médio chegou a R$246. Os dados são da Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina.  

De acordo com Luiz Figueira, Diretor Geral de Plataforma na Nuvemshop, as PMEs do e-commerce criaram uma boa estratégia para se destacar em relação aos grandes varejistas: a antecipação. “Os resultados das vendas de outubro mostram a relevância de maior preparação sobre as campanhas promocionais a fim de garantir o bom faturamento na data. 

Muitos lojistas adiantaram suas promoções e, inclusive, 22% destacam que programaram promoções para o mês todo de novembro, não apenas na semana ou no dia, segundo a pesquisa “Aquecimento Black Friday 2023”, realizada pela Nuvemshop”, afirma o especialista. Vale lembrar que a Black é uma das datas mais importantes para o varejo mundial, e que o comércio brasileiro deve faturar R$ 5,1 bilhões na data como um todo. Ainda, algumas empresas estendem a Black Friday para toda a semana, ou, inclusive, para o mês inteiro.

Cartão de crédito (48,5%) e Pix seguem (40%) seguem como meios de pagamentos preferidos pelos consumidores online, em uma onda de desvinculação do dinheiro físico. 

Entre os segmentos de maior destaque, Moda liderou as vendas no mês, alcançando faturamento de R$ 109 milhões; seguido por Saúde & Beleza (mais de R$ 25 milhões) e Acessórios (R$ 19,5 milhões).  

Na análise foram consideradas as vendas realizadas no mês de outubro de 2022 e 2023 da base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.

Imagem: Envato