Operação
Perdas do varejo alimentar crescem 23% desde o início da pandemia
Perdas não identificadas, que incluem furtos, roubos e erros humanos em supermercados, aumentaram 52,54% no mesmo período
A pandemia deixou um rastro desafiador no setor varejista, incluindo problemas relacionados a furtos, roubos e quebras operacionais, como falta de abastecimento, excesso de compras e mau armazenamento de produtos. Desde o início da crise sanitária até o final de 2022, o índice de perdas no varejo alimentar (supermercados, lojas de vizinhança e conveniência) aumentou em 23%, de acordo com a nova Pesquisa de Prevenção de Perdas realizada pela Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas) em parceria com a KPMG. Um índice particularmente preocupante são as perdas não identificadas, que incluem furtos, roubos e erros humanos, que aumentaram em 52,54% nos supermercados nesse período.
A entidade apresentou os resultados completos do estudo, juntamente com outros 12 segmentos, durante o Fórum Abrappe de Prevenção de Perdas, realizado no Espaço APAS. O evento contou com a participação de CEOs para a troca de informações e busca por melhorias nesses números. Carlos Eduardo Santos, presidente da Abrappe, explicou que o ano apresenta muitos desafios, como queda no consumo em alguns setores e altas taxas de juros, por isso, o varejo precisa melhorar sua eficiência operacional.
Estiveram presentes no evento os CEOs: Bernardo Ouro Preto, do St. Marché; Edson Salles, da CAEDU; Nanci Nakano Fabris, da Promofarma; Vírginia Vaamonde, da GS1 Brasil; Sérgio Borriello, da Pernambucanas. A moderadora do evento foi Fernanda Dalben, da Dalben Supermercados.
Além disso, durante o evento, a Abrappe lançou uma cartilha contendo novos protocolos para o gerenciamento de crises relacionadas a furtos, roubos e abordagens dentro das lojas, por meio de orientações que visam uma abordagem humanizada na área de segurança.
Carlos Eduardo afirmou que, considerando as questões de violência, diversidade e racismo que ocorreram nos últimos anos nas lojas do varejo, decidiu-se criar novos protocolos visando o respeito na abordagem por parte dos seguranças e colaboradores, além da melhoria em todos os processos. Ele ressaltou que esse é um grande desafio para o varejo, mas é uma obrigação promover debates para trazer transformações à sociedade.
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