E-commerce
Pesquisa mostra que número de e-commerces cresceu em 2023
Levantamento da BigDataCorp mostra que há quase 2 milhões de lojas virtuais no Brasil
O setor de e-commerce no Brasil registrou um expressivo crescimento, conforme apontado pelo levantamento “Perfil do E-Commerce Brasileiro” realizado pela BigDataCorp. Os dados revelam um aumento notável no número de lojas virtuais (e-commerces), atingindo mais de 1,9 milhão, representando um incremento de 17% em relação ao ano anterior.
A pesquisa, conduzida em 2024 com base em uma amostra de mais de 20 milhões de sites brasileiros, destaca a robustez contínua do comércio eletrônico no país, mesmo diante da retomada das atividades presenciais.
Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp, enfatiza que a décima edição do estudo evidencia a ascensão do e-commerce brasileiro. “A pesquisa também mostra que o e-commerce brasileiro está cada vez mais democrático, atendendo a diferentes públicos e regiões”, afirma.
Um dos aspectos salientes é o crescimento significativo das empresas de pequeno porte, com faturamento anual de até R$ 5 milhões, ao mesmo tempo em que se observa uma redução na proporção de empresas com receitas mais elevadas, que agora representam apenas 2,7% do total.
A pesquisa aponta para uma diminuição na integração de canais de venda físicos, com a parcela de e-commerces que possuem loja física caindo para 16,5%, comparada a aproximadamente 19% em 2022. Em contrapartida, os marketplaces ganham relevância, registrando um aumento de 61% no número de e-commerces presentes em pelo menos um marketplace nos últimos dois anos, elevando a taxa de 14,8% para 23,8%.
Quanto ao perfil dos e-commerces, a pesquisa revela que a maioria oferece produtos e serviços com preço inferior a R$ 100 (72,3%). Itens com valores acima de R$1 mil tiveram uma queda acentuada de 20,5% para 15%. A grande maioria das empresas (68,4%) possui uma variedade de até 10 produtos disponíveis, e 73,5% são empreendimentos familiares, com 86% deles tendo menos de 10 funcionários.
A preocupação com a segurança contra fraudes atingiu um patamar elevado, com 89% dos empreendedores utilizando certificados SSL. Houve um aumento significativo na adoção dessa tecnologia desde 2016, refletindo um índice de 73,8% para 89,3% em 2023. Os lojistas também têm investido em tecnologia para aprimorar a experiência do cliente, com 65,8% aceitando carteiras digitais como forma de pagamento.
Outros destaques do estudo incluem o aumento do e-commerce em mais de 20% no país em comparação com uma década atrás, a consolidação do mercado de plataformas de construção de sites, e avanços na acessibilidade digital, que embora continuem sendo um desafio, apresentaram uma melhoria de 0,06% em 2022 para 1,3% em 2024.
A metodologia da pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro envolve o uso do processo automatizado da BigDataCorp, que coleta e analisa dados de mais de 1,8 bilhões de sites em todo o mundo de forma contínua. A análise é conduzida por meio da captura do conteúdo HTML completo das páginas identificadas como e-commerce, seguida pelo mapeamento das informações para fins de estudo. Os dados apresentados foram captados até o dia 30 de setembro, e as informações demográficas foram obtidas por meio do cruzamento de dados disponibilizados pela Lei de Acesso à Informação e os CNPJs dos e-commerces.
Imagem: Envato