E-commerce
PMEs faturaram 34% a mais no 1ᵒ trimestre de 2024, diz pesquisa
Segundo Nuvemshop, pequenas e médias empresas movimentaram R$ 945 mi de janeiro a março
Dados divulgados pela plataforma Nuvemshop mostram que, nos três primeiros meses de 2024, as pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras movimentaram cerca de R$ 945 milhões, um aumento de 34% em relação ao primeiro trimestre de 2023, mantendo a tendência de crescimento que o e-commerce vem apresentando desde o início da pandemia.
Datas comerciais consideradas estratégicas, como o Carnaval, a Semana do Consumidor e a Páscoa, são alguns dos fatores que contribuíram para o resultado positivo apontado pela pesquisa. Historicamente, as empresas aproveitam essas ocasiões para oferecer aos consumidores promoções atrativas e condições especiais. Outras razões para o bom desempenho das PMEs nesse período são as iniciativas de fidelização dos clientes, presença ativa nas redes sociais e a eficácia das estratégias de negócio.
Setor de moda foi o que mais vendeu nas PMEs no primeiro trimestre
A pesquisa da Nuvemshop aponta que foram vendidos 15 milhões de produtos entre janeiro e março deste ano, 16% a mais do que em 2023. O segmento que mais se destacou foi o de moda, ultrapassando a marca de R$ 303,5 milhões em vendas. Posteriormente, aparecem os setores de saúde e beleza (R$ 83 milhões) e acessórios (R$ 62 milhões).
Já em relação à distribuição dos estados, São Paulo ficou à frente por muito, registrando um total de R$ 444 milhões em vendas, seguido por Minas Gerais, que teve R$ 89 milhões, e Santa Catarina, com R$ 78 milhões.
O levantamento também mostrou uma tendência interessante: o Pix vem sendo cada vez mais utilizado pelos consumidores como forma de pagamento. No primeiro trimestre de 2024, a modalidade de pagamento implantada pelo Banco Central atingiu a fatia de 44% das transações realizadas no e-commerce das PMEs. O cartão de crédito ficou com 46% dos pedidos no período.
Os dados foram compilados a partir da base de lojistas da Nuvemshop, levando em conta as vendas realizadas entre 1º de janeiro e 31 de março dos anos de 2023 e 2024.
Imagem: Reprodução