• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Marketing

Comunicação digital potencializa a conexão com o varejo físico
Advertisement

Marketing

Trident inaugura loja temática em parceria com Oxxo em Campinas

Marketing

Fenty Beauty oferece experiência inédita em quiosque interativo em São Paulo

Marketing

O Boticário lança campanha de review sensorial para nova fragrância

Marketing

Dia das Mães: Magalu usa IA para transformar fotos em animações em campanha do WhatsApp

Comportamento Marketing

Dia das Mães 2025: qual é a importância da data para o varejo?

Marketing

Marisa lança campanha de Dia das Mães com Viih Tube

Marketing

Pague Menos apresenta nova identidade visual

Marketing

Relatórios mais inteligentes vão definir o sucesso do marketing

Marketing Operação

Inbrands passa por transformação digital em busca do unified commerce

Marketing

Comunicação digital potencializa a conexão com o varejo físico

Omnicanalidade é fator decisivo para chegar no consumidor através de diferentes meios

Publicado

2 anos atrás

on

15 de agosto, 2023

Por

Redação

Com o avanço contínuo do e-commerce e suas conveniências, o setor de varejo físico está abraçando as ferramentas digitais como uma forma de cativar os consumidores e oferecer novas experiências ao longo de sua jornada de compras. Apesar do aumento notável das compras online, revela-se que 40% dos compradores ainda optam por adquirir produtos em lojas físicas. Além disso, 72% consideram essas lojas como pontos cruciais de contato com as marcas, conforme evidenciado no Relatório Varejo 2022 Adyen/KPMG.

Nesse contexto, a tecnologia no ponto de venda está emergindo como um meio para surpreender, encantar e cultivar a fidelidade dos clientes. Isso se dá por meio da criação de estímulos que acrescentam valor às suas práticas de consumo, incluindo ambientes interativos que facilitam uma comunicação mais próxima com os produtos e serviços disponíveis. Richard Albanesi, CEO da The LED, uma empresa especializada em comunicação digital através de painéis de LED, observa que o varejo desempenha um papel central nessa revolução digital, redefinindo a interação entre marcas e consumidores.

A digitalização dos pontos de venda coloca o cliente no cerne dos negócios, permitindo-lhe traçar sua própria trajetória de compra conforme suas necessidades e preferências, destaca o empresário. Para além da notável melhoria na percepção em comparação com mídias estáticas, os painéis de LED proporcionam uma experiência imersiva através de ambientes tecnológicos e inovadores. Isso envolve a troca rápida e programada de conteúdo, a monetização por meio de parcerias comerciais e o reforço dos canais de comunicação com os clientes.

Esse avanço não só facilita e envolve o consumidor, mas também oferece soluções para que a indústria compreenda melhor as necessidades do cliente. O setor de varejo está demonstrando um crescimento significativo, com mais de 50% das vendas da The LED destinadas ao setor de mídia, especialmente ao varejo. Grandes redes varejistas presentes em shoppings também estão adotando amplamente as mídias digitais como parte de sua estratégia.

A transformação do varejo é também impulsionada pela busca da omnicanalidade, que procura uniformizar o atendimento ao cliente ao integrar todos os canais de venda. Nesse contexto, a digitalização desempenha um papel crucial ao proporcionar interatividade, captura de dados e compreensão dos hábitos de consumo. Isso possibilita a criação de campanhas promocionais direcionadas e serviços mais envolventes, além de oferecer uma compreensão mais profunda do perfil do consumidor e suas preferências.

As soluções de comunicação digital oferecem diversas possibilidades no ponto de venda, incluindo a geração de dados online e em tempo real, telas interativas com informações personalizadas, tecnologias “lift and learn” que fornecem detalhes sobre produtos selecionados e análise de acesso através de mapas de calor. Esse interesse crescente do varejo em estabelecer uma conexão mais inteligente com o consumidor impulsiona o mercado de comunicação digital no Brasil, possibilitando a antecipação de tendências e a implementação de soluções adequadas às diferentes demandas.

Essa mudança reflete um novo posicionamento do varejo, que almeja aumentar sua competitividade e atrair um consumidor que valoriza experiências imersivas, sensoriais e distintas no ponto de venda. Em um cenário onde o varejo físico busca se reinventar, a incorporação da tecnologia e a compreensão mais profunda do cliente se mostram cruciais para atender às expectativas em evolução.

Imagem: THE LED – RICHARD ALBANESI (Divulgação)

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Ikesaki oferece cortes gratuitos para ação de Dia dos Pais

Não perca

Ampla cria campanha de Aniversário para o Novo Atacarejo

Continue Reading

Você pode gostar

  • EssilorLuxottica EssilorLuxottica

    6 mudanças no varejo de loja física

  • prestação de contas; pequenas empresas reforma tributária; faturamento prestação de contas; pequenas empresas reforma tributária; faturamento

    Planejamento anual: como crescer com estratégia e eficiência

  • mulher escolhendo celular em loja; apostas mulher escolhendo celular em loja; apostas

    Setor de apostas online registra crescimento acelerado e concentração regional, aponta estudo

  • Authentic Brands Authentic Brands

    Levi Strauss & Co vende marca para Authentic Brands em acordo milionário

  • Home Depot Home Depot

    Nos EUA, Home Depot não pretende aumentar os preços apesar das tarifas

  • Uso de IA nas compras cresce entre todas as idades

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
EssilorLuxottica
Inovação8 horas atrás

6 mudanças no varejo de loja física

prestação de contas; pequenas empresas reforma tributária; faturamento
Operação10 horas atrás

Planejamento anual: como crescer com estratégia e eficiência

mulher escolhendo celular em loja; apostas
Franchising12 horas atrás

Setor de apostas online registra crescimento acelerado e concentração regional, aponta estudo

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

franquia de lavanderia
Franchising2 anos atrás

Franquia de Lavanderia: 25 opções mais lucrativas

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

marchon
Vídeos1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #35: Marchon

Vanessa Sandrini
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #34: Vanessa Sandrini

botoclinic
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #33: Botoclinic

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação