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E-commerce

Preço dos remédios tem queda de 2,53% em julho

Medicamentos hormonais apresentam a maior redução, de 26,69% enquanto antissépticos nasais foram os vilões com alta de 68,19%; pesquisa feita pela Precifica envolve medicamentos de 10 grupos distintos

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Homem branco de camisa e cabelo grisalho escolhe medicamentos em farmácia

Levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, como o monitoramento de preços do e-commerce, mostra que o IPM-COM (Índice de Preços de Medicamentos no e-Commerce) apresentou queda de 2,35% em julho, na comparação com o mês anterior. O estudo que envolve preço dos remédios mais procurados, neste mês incluiu uma nova categoria, antialérgicos e broncodilatadores. Ao todo foram monitorados 10 medicamentos pertencentes a diferentes grupos e comercializados em seis redes farmacêuticas, com atuação por meio de e-commerce.

Medicamentos hormonais puxaram queda

Os medicamentos hormonais foram os que apresentaram a maior queda nos preços, chegando a (-26,69%), seguido por discreta baixa nos valores dos antigripais e antitussígenos (- 0,47%) e dos hipotensores e hipocolesterolêmicos (- 0,43%). Os antissépticos nasais tiveram um aumento recorde de 68,19%, fato explicado por conta do clima seco de inverno, com poucas chuvas, na maior parte do país.  Anti-histamínicos, relaxantes musculares e antialérgicos e broncodilatadores tiveram aumento de 10,78%, 7,80% e 3,38%, respectivamente.

De acordo com o IPCA, divulgado pelo IBGE no dia 27 de julho, o subgrupo “produtos farmacêuticos” caiu -0,5% na Região Metropolitana de São Paulo. A diferença se explica pelo índice oficial ter como base uma quantidade muito maior de itens pesquisados, além de incluir serviços como preços dos planos de saúde, por exemplo. De qualquer forma, a queda registrada na amostra da Precifica e a alta verificada pelo IBGE, além da gangorra de preços mês a mês, mostram que é preciso atenção e agilidade das farmácias e drogarias na adequação dos preços de vendas.

Segundo o CEO da Precifica, Ricardo Ramos, o objetivo da remodelação do índice com a inclusão de uma nova categoria de remédio, antialérgicos e broncodilatadores, foi de torná-lo mais próximo do grupo de medicamentos monitorados pelo IPCA-15. Ele também reafirma a importância de observar a movimentação dos preços. “Acompanhar o sobe e desce dos preços não é tarefa simples. A melhor forma de definir precificação e promoções assertivas é com o uso de soluções de pricing, que são capazes de fazer o monitoramento em tempo real e analisar dados externos e internos para sugerir preços mais convidativos aos clientes, com a melhor rentabilidade possível”.

Homem branco de camisa e cabelo grisalho escolhe medicamentos em farmácia

Sobre a Precifica

Criada em 2013, a Precifica é uma das maiores empresas brasileiras especializadas em soluções de pricing. Por meio de seus serviços, traduz o comportamento do mercado em informações precisas, auxiliando varejistas, OTAs e indústrias a tomarem as melhores decisões de acordo com a concorrência, o consumidor e a demanda, definindo assertivamente suas estratégias de pricing. A empresa monitora mais de 1 bilhão de data points/mês, em mais de 1.200 sites, e conta com mais de 1.500 usuários em seis países da América Latina.

Imagem: Envato