Connect with us

Economia

Produção da indústria brasileira avançou 0,5 em novembro; veja previsões para 2024

Apesar de resultados positivos, o índice de produção da indústria ainda se encontra 0,9% abaixo do que existia no pré-pandemia

Published

on

Foto distante de indústria soltando fumaças no ambiente

De acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE na última sexta-feira, a produção da indústria brasileira avançou 0,5% em novembro de 2023 em comparação ao mês anterior (outubro). O resultado mostra uma aceleração da produção em relação aos meses anteriores: em outubro foi de 0,1%, assim como setembro e agosto (0,2%). Além disso, se contarmos apenas os últimos quatro meses, a variação foi 0,9% positiva. No acumulado de 2023, a variação da produção industrial foi de 0,1%, e nos últimos 12 meses, 0%.

“Mesmo com o saldo positivo de 0,9% acumulado nos últimos quatro meses, a produção da indústria ainda se encontra 0,9% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 17,6% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011”, destaca o gerente da pesquisa, André Macedo.

Entre as atividades que geraram resultados positivos, se destacam a indústria extrativas (3,4%) e produtos alimentícios (2,8%). De acordo com Macedo, a indústria extrativa teve impulso principalmente da extração de petróleo e minério de ferro que se acentuaram, e os produtos alimentícios que mais se destacam foram açúcar, produtos derivados da soja e carnes de bovinos, marcando o 5° mês consecutivo de alta.

Além disso, bens intermediários (1,6%) e bens de consumo semi e não duráveis (0,2%) tiveram resultados positivos.

Por outro lado, produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-10,2%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-3,1%) foram os que mais contribuíram negativamente para o resultado da produção industrial em novembro. Além deles, bens de capital (-1,7%) e de bens de consumo duráveis (-3,3%) também apresentaram resultados negativos.

Em relação ao resultado de 2023 na produção industrial brasileira, o diretor da Mazurky, Eduardo Mazurkyewistz comenta: “Ao analisar o panorama geral da indústria brasileira em 2023, enfrentamos uma série de desafios, mas conseguimos superá-los, culminando em um crescimento de quase 6% em comparação com o ano anterior, 2022”. Para esse ano, ele complementa: “A nossa perspectiva para 2024 é trazer novas tecnologias internacionais para a Indústria brasileira e com isso estamos projetando um crescimento de 20%”.

Imagem: Envato