E-commerce
Prosus seleciona AWS para impulsionar inovação em e-commerce orientada por IA
A Prosus anunciou um acordo global de três anos com a Amazon Web Services (AWS) para escalar aplicações de inteligência artificial em seus ecossistemas de tecnologia na América Latina, Europa e Índia. A parceria prevê investimento em infraestrutura de nuvem e inovação conjunta, permitindo que empresas do portfólio da Prosus co-criem soluções de IA com a AWS.
O acordo vai capacitar companhias como iFood, OLX, PayU, Despegar, eMag e Just Eat Takeaway.com a utilizar a infraestrutura de nuvem e as capacidades de IA da AWS para oferecer experiências hiperpersonalizadas aos clientes.
Segundo a Prosus, a iniciativa padroniza a inovação orientada por IA em todo o ecossistema com base no Large Commerce Model (LCM) desenvolvido pelo iFood. O LCM é um sistema de IA agêntico voltado a soluções de busca e recomendação, utilizado pela plataforma brasileira de delivery, que processa 180 milhões de pedidos mensais. O modelo incorpora memória de longo prazo para aprender com resultados e interpretar a intenção do consumidor a cada interação.
“Nossa colaboração anterior com a AWS permitiu que o iFood e outras empresas do portfólio da Prosus escalassem inovações comprovadas em IA, como o Modelo de Comércio em Grande Escala, remodelando a experiência do cliente no e-commerce. Agora, estamos aprofundando nossa parceria além dos termos comerciais: a AWS está investindo recursos de engenharia para desenvolver produtos em conjunto conosco e fornecer acesso e suporte para todo o portfólio, a fim de implementar rapidamente casos de uso. Aproveitando 10 anos de inovação compartilhada, isso nos permite acelerar o crescimento em todo o nosso portfólio global, abrindo caminho para um mundo com foco em IA para nossos 2 bilhões de clientes”, disse Igor Cardoso, líder do Ecossistema Prosus.

O acordo se apoia em cinco pilares estratégicos definidos para o ecossistema Prosus:
- uso de IA generativa para inovação de produtos, cocriação e desenvolvimento por meio de programas da AWS;
- padronização de melhores práticas para confiabilidade de sistemas e redução de interrupções;
- implementação de estruturas de segurança de nível empresarial;
- otimização de gastos com nuvem por meio de FinOps;
- criação de modelos tecnológicos unificados para implantação rápida no portfólio.
“A Prosus demonstra como as empresas de comércio estão alavancando a IA para transformar as experiências do cliente”, disse Greg Pearson, vice-presidente global de vendas da AWS. “Ao combinar as capacidades de IA e aprendizado de máquina da AWS com a experiência operacional da Prosus em seu portfólio, estamos mudando a forma como os clientes experimentam e descobrem produtos.”
Investimentos em IA
A Prosus informou que mantém investimentos em IA e implantação em escala em seus ecossistemas. De acordo com a empresa, seus negócios de propriedade integral atendem mais de 500 milhões de clientes, com 10 trilhões de tokens de dados e mais de 500 milhões de interações diárias. Por meio do Toqan, plataforma interna de desenvolvimento de agentes, a Prosus opera mais de 30 mil agentes automatizados em fluxos de trabalho. Além disso, a companhia afirma ter mais de 30 investimentos em startups de comércio eletrônico nativas de IA, com aplicações em mercados da América Latina, Europa e Índia.
Imagem: Divulgação
