Economia

Reputação é fator importante no momento da compra, diz pesquisa

Reputação positiva é valorizada por 77% dos consumidores, que também preferem preços mais justos e maiores benefícios

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mãos masculinas e femininas fazendo sinal positivo; reputação

Um estudo conduzido pelo Guia dos Melhores, plataforma especializada em avaliação de produtos, apontou que a reputação de uma marca é o fator mais preponderante para os consumidores no momento da compra. De acordo com a pesquisa, 77% dos entrevistados consideram a reputação da marca como um elemento fundamental antes de adquirir um produto.

Os resultados mostram que para 31% dos participantes, ter uma boa presença nas redes sociais é primordial, enquanto 27% levam em conta os comentários positivos em plataformas de avaliação. Além disso, 19% valorizam a referência de amigos e conhecidos como determinante para garantir a fidelidade do cliente.

Outro ponto relevante é que 49% dos entrevistados indicaram que preços justos ou grandes benefícios são essenciais para estabelecer uma relação de consumo frequente, que pode influenciar outros usuários.

A pesquisa também revelou que 32,8% dos consumidores estão mais propensos a comprar de marcas que oferecem uma experiência de compra segura. Ter uma presença consistente no mercado e oferecer uma variedade de opções de pagamento também são fatores que contribuem para essa decisão.

Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores, defende que não se trata apenas do momento da compra, mas sim do entendimento da jornada de experiência do consumidor. “Com a multiplicidade de canais disponíveis, essa jornada se torna menos linear e mais complexa. As marcas devem acompanhar esse percurso através das redes sociais, aplicativos de compras, e avaliações internas e externas”, explica.

O estudo também mostra que, para 33% dos entrevistados, ter canais diretos para resolver problemas é o aspecto mais importante ao reconsiderar a compra de marcas que deixaram experiências negativas. Além disso, a avaliação negativa em plataformas (64%) e o boca a boca negativo (35%) são fatores decisivos na perda da confiança do consumidor em uma marca.

Marcas que não cumprem garantias e benefícios oferecidos (48%) e aquelas com preços pouco atraentes ou políticas de reembolso pouco favoráveis ​​(31%) também veem suas chances de conquistar o público diminuírem.

mãos masculinas e femininas fazendo sinal positivo; reputação

Imagem: Freepik

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