• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Inovação

Sebrae explica como ChatGPT pode impulsionar negócios no varejo
Advertisement

Inovação

Consumidores estão mais abertos a atendimento ao cliente com IA

Inovação

Transformação digital impulsiona desempenho de empresas

Inovação

Varejistas intensificam uso de IA, apesar de preocupações com confiabilidade

Inovação

Lululemon nomeia executivo de IA para melhorar inovação de produtos e agilidade

Inovação

Gigantes do varejo ampliam investimentos em IA para acelerar operações

Inovação

57% dos candidatos utilizam a IA em processos seletivos

Inovação

Agentes de IA devem impulsionar receitas em 20%, apontam CFOs

E-commerce Inovação

Como evitar fraudes no e-commerce com IA

Inovação

Chipotle testa entrega de comida por drones

Inovação

Sebrae explica como ChatGPT pode impulsionar negócios no varejo

Seja em marketing, finanças, atendimento ao cliente ou processo de vendas, tecnologia pode aumentar receita e diminuir custos

Publicado

2 anos atrás

on

16 de maio, 2023

Por

Redação

A forma como a Inteligência Artificial (IA) tem influenciado o setor varejista é verdadeiramente inovadora. Um exemplo disso é o ChatGPT, avançado chatbot que vem sendo amplamente utilizado pela setor. Essa ferramenta é surpreendentemente ágil ao responder virtualmente todas as perguntas dos usuários em tempo real, produzindo textos que parecem escritos por humanos e de acordo com o Sebrae, pode impulsionar os negócios.

Desenvolvido pelo laboratório de pesquisas de IA chamado OpenAI, o ChatGPT, sigla para “Generative Pre-Trained Transformer” (Transformador Pré-Treinado Generativo), foi treinado com uma enorme quantidade de textos, totalizando 45 Terabytes de dados produzidos até 2021.

Por meio do uso de IA e aprendizado de máquina, esse robô utiliza a linguagem escrita para criar textos e responder a praticamente qualquer pergunta direcionada a ele. Essa capacidade significa que a plataforma pode executar uma ampla variedade de tarefas, desde a redação de textos simples até a criação de códigos de programação ou o desenvolvimento de estratégias de vendas para negócios específicos. Por essas razões, a ferramenta tem potencial para se tornar uma peça fundamental no varejo.

De acordo com Cristina Araújo, analista do Sebrae e defensora do Ecossistema de Inovação no Brasil, a plataforma trará grandes avanços para os pequenos varejistas ao reduzir custos estratégicos e operacionais. Ela ressalta que as aplicações do ChatGPT, seja no marketing, nas finanças, no atendimento ao cliente ou no processo de vendas, podem aumentar a receita e diminuir os custos para os varejistas.

O comércio também pode se beneficiar dessa nova tecnologia em diversas formas, como atendimento ao cliente para responder a perguntas frequentes sobre produtos, marketing para enviar mensagens personalizadas ou gerar ideias criativas, automatização de processos internos, como agendamento de compras, e automatização das vendas por canais online.

Além disso, o ChatGPT é extremamente eficaz no atendimento fora do horário de funcionamento da loja, fornecendo suporte 24 horas por dia, sete dias por semana. Essa disponibilidade contínua, com respostas rápidas e solucionáveis, pode garantir a satisfação do cliente e aprimorar ainda mais a experiência de consumo. O chatbot também é capaz de fazer recomendações de produtos com base nas compras anteriores dos clientes, o que aumenta as vendas no varejo. É importante destacar que essa inteligência artificial pode ser integrada a outros softwares, como o Word, Bing e até mesmo o WhatsApp Business.

Imagem: Freepik

 

Relacionados:Últimas Notícias
Próximo

Startup de inteligência de dados na moda recebe aporte de R$2,7 mi

Não perca

Pricefy eleva as margens do varejo com tecnologia e preços dinâmicos

Continue Reading

Você pode gostar

  • Inovação intencional no varejo: O exemplo da LEGO

  • C2C; digital C2C; digital

    Varejo precisa explorar melhor as possibilidades, o novo papel do digital!

  • Velocità Velocità

    Podcast Central do Varejo #51: Velocità

  • Havanna Havanna

    Havanna inaugura unidade “Espresso” em universidade paulistana

  • Nutrata Nutrata

    Nutrata e Bacio di Latte anunciam parceria inédita

  • Victoria's Secret Victoria's Secret

    Victoria’s Secret: “estamos em modo de crescimento”

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Colunistas47 minutos atrás

Inovação intencional no varejo: O exemplo da LEGO

C2C; digital
Colunistas3 horas atrás

Varejo precisa explorar melhor as possibilidades, o novo papel do digital!

Velocità
Vídeos3 horas atrás

Podcast Central do Varejo #51: Velocità

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising7 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Velocità
Vídeos3 horas atrás

Podcast Central do Varejo #51: Velocità

Clube Mais Criativo
Vídeos1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #50: Clube Mais Criativo

Mercadão dos Óculos
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #49: Mercadão dos Óculos

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação