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Operação

Segundo pesquisa, 65% dos operadores de foodservice buscam reduzir desperdício

Levantamento também aponta que 61% das empresas efetuaram alterações no cardápio

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65% dos operadores de foodservice buscam reduzir desperdício

A Associação Nacional de Restaurantes (ANR), a Consultoria especializada no mercado foodservice (GALUNION) e Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), promoveram a segunda edição deste ano da “Pesquisa Alimentação Hoje: a visão dos operadores de foodservice”. Neste levantamento, além das questões que englobam a performance de toda cadeia, que inclui bares, restaurantes, cafés, lanchonetes e outros negócios de alimentação, o conteúdo revela dados importantes sobre as estratégias de abastecimento e relacionamento com fornecedores, além de fatores que permeiam a revisão do cardápio e ações que miram evitar desperdícios.

A pesquisa realizada entre os dias 04 e 25 de setembro de 2023 teve 454 marcas respondentes, que representam 9.239 pontos de vendas, sendo que 55% atuam na região Sudeste. Nesta segunda edição, do total de entrevistados, 73% são operadores independentes com até três lojas, enquanto 13% são redes. O negócio/marca existe há 10 anos ou mais em 46% dos respondentes e 80% estão localizados na rua. Para entender melhor o perfil dos respondentes, o principal tipo de culinária servida pelas marcas neste levantamento foram variada/brasileira, lanches e étnicas internacionais.

Performance do Negócio
Com base no perfil da amostra, assim como é feito em todas as edições da pesquisa, é checado como está o desempenho do faturamento total das marcas, comparando o primeiro semestre de 2023 com o mesmo período de 2022. Dessa forma, 58% estão com faturamento superior ao de um ano atrás, 32% com faturamento igual e 10% com faturamento inferior. Destrinchando ainda mais os dados, o estudo quis entender o resultado financeiro da operação de janeiro a junho deste ano. Com isso, 63% apontam estar com lucro, 30% próximo a zero e 7% com prejuízo, reiterando que se trata se um setor desigual.

Menu e Processos
Já com relação à gestão do negócio, levando em consideração processos e o menu, a pesquisa revela que 61% das empresas consultadas fizeram alterações no cardápio nos últimos três meses. Como mais da metade efetuou esse movimento, o estudo buscou entender melhor os motivos que promoveram tais ações. Entre eles, 35% dos respondentes afirmaram que isso deixaria a oferta mais atraente, com inovação, promoções, calendário de marketing e eventos, por exemplo. Para 28%, os motivos permeiam um custo mais competitivo do fornecedor ou distribuidor de algum item ou solução, enquanto 27% relataram que o movimento foi devido à problemas de abastecimento ou inflação de custos.

Imagem: Envato