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Inovação

Seres, fabricante chinesa de carros abre segunda unidade no Brasil

A marca produz carros elétricos de luxo, e diz que veio para o país para competir com as gigantes automobilísticas

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Carro elétrico sendo abastecido

A fabricante chinesa de carros elétricos, Seres, veio para o Brasil, e promete competir de igual para igual com as gigantes do setor no país. A empresa chegou no país em julho deste ano, e, no último fim de semana, abriu sua segunda loja, agora em São Paulo. A primeira unidade da marca fica em Alphaville, Barueri.

Os carros elétricos são uma tendência que se populariza ao oferecer uma alternativa ao uso de petróleo e geração de energia fóssil e altamente poluente. A expectativa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) é de que os carros elétricos tenham alta no mercado brasileiro de 61% em 2024 em relação a esse ano.

De acordo com uma projeção do Rocky Mountain Institute, até 2023 até 86% dos carros utilizados no mundo serão elétricos. E a China é o principal país que lidera essa mudança. Vale lembrar que o uso de combustíveis fósseis é apontado como principal causa da crise climática, e tem sido confrontada em encontros globais para debate sobre o clima. A energia elétrica é, por outro lado, considerada uma energia limpa. A Seres, nesse sentido, vem para o Brasil num momento decisivo.

A expectativa da Seres é abrir 20 concessionárias no país, e os próximos locais pretendidos são Brasília, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A empresa vem vendendo seis modelos de carros elétricos de luxo que custam entre R$ 190 mil e R$ 450 mil.

A Seres é uma gigante do setor automobilístico na China – a terceira maior do país. Lá, existe uma fila de 100 mil clientes esperando para serem atendidos com um carro da marca.

No Brasil, diferente de diversos países da Europa, não há a venda online dos carros da empresa. Em outros países, a Seres vende exclusivamente online, porém, no Brasil decidiu investir nas vendas presenciais: de acordo com a marca, o consumidor brasileiro ainda tem apego com o varejo físico e modelo tradicional de compras.

A empresa ainda afirma com certeza que tem porte para competir de frente com grandes marcas de carros que operam no Brasil, assegurando seu porte e consolidação no mercado internacional.

Porém, a Seres tem desafios pela frente: a previsão é de que os impostos para exportação de veículos em 2024 fiquem mais caros no país.

Imagem: CHUTTERSNAP na Unsplash