• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

Operação

Shein cresce 250%, supera Marisa e desafia grandes do varejo nacional
Advertisement

Operação

Skechers muda foco e aposta no segmento de performance

Operação

Queda da Cloudflare causa instabilidade em diversos sites

Operação

Pesquisa da Cielo indica que forma de pagamento orienta decisão de compra

Operação

Under Armour amplia reestruturação e encerra parceria com Stephen Curry

Design Operação

Aritzia inaugura flagship no Flatiron District, em Manhattan

Operação

Consumo no varejo alimentar desacelera em outubro

Colunistas Operação

Qual é o melhor momento para verticalizar a gestão do negócio?

Operação

O varejo mudou: por que o consumidor prefere conveniência a preço

Operação

Como empresas podem manejar resíduos sólidos de maneira sustentável?

Operação

Shein cresce 250%, supera Marisa e desafia grandes do varejo nacional

Em resposta à expansão da marca chinesa no país, os principais varejistas brasileiros investem em tecnologia e inteligência artificial

Publicado

2 anos atrás

on

12 de junho, 2023

Por

Redação

A ascensão da Shein no mercado brasileiro está lançando uma sombra sobre os principais varejistas têxteis locais. Segundo estimativas do banco BTG Pactual, no ano passado, a Shein faturou impressionantes R$7 bilhões, um aumento de 250% em relação aos R$2 bilhões registrados em 2021. Enquanto isso, os varejistas locais apresentaram um crescimento tímido, entre 10% e 25%, em comparação com a Shein.

O faturamento da Shein, uma varejista online asiática conhecida por seus preços baixos e pela moda rápida, está se aproximando dos ganhos de grandes redes tradicionais no Brasil, como a Riachuelo e a C&A. Fundada na China em 2008 e atualmente sediada em Singapura, a Shein não divulga seu faturamento global ou local, mas estima-se que suas vendas totais no ano passado tenham ultrapassado os US$30 bilhões (R$147 bilhões). Esse crescimento vertiginoso tem levado grandes redes de varejo têxtil no Brasil, como a Renner e a C&A, a investirem cada vez mais em tecnologia e inteligência artificial para se aproximarem do modelo da Shein, baseado em produção sob demanda e estoque próximo de zero.

Nos últimos três anos, a C&A investiu R$601 milhões em tecnologia, buscando se tornar uma “fashiontec”, uma empresa de moda abastecida por tecnologia. A varejista contratou a multinacional americana Palantir, especializada em inteligência artificial, para desenvolver um sistema de recomendações de compra automatizadas e controle de estoque mais eficiente. A Renner também tem investido em tecnologia, utilizando identificação por radiofrequência (RFID) em suas peças de roupa para rastrear e controlar o estoque em tempo real.

A produção sob demanda é um dos pontos fortes da Shein, que realiza testes com pequenas quantidades de peças antes de escalá-las para produção em tempo real. A empresa utiliza inteligência artificial para determinar o que produzir e quais produtos cada consumidor deseja, oferecendo uma experiência personalizada. Enquanto os varejistas brasileiros compram estoques com antecedência e muitas vezes têm dificuldade em oferecer os produtos corretos, a Shein fabrica apenas o que os consumidores querem.

As varejistas locais já têm investido em tecnologia para enfrentar a concorrência da Shein, principalmente durante a pandemia, quando as vendas digitais se tornaram mais significativas. O foco agora é usar a tecnologia para agilizar as operações, reduzir custos com estoque e garantir maior assertividade no planejamento e distribuição das coleções. No entanto, a Shein continua atraindo os consumidores com seu design de produtos inovador, engajamento da comunidade e preços competitivos.

Embora os varejistas brasileiros não sejam contra a presença da Shein no país, eles buscam isonomia tributária e condições justas de competição.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Sucesso de audiência leva NBA a abrir lojas de varejo pelo mundo

Não perca

Lojasmel cresce com aposta em marca própria de produtos da China

Continue Reading

Você pode gostar

  • Skechers Skechers

    Skechers muda foco e aposta no segmento de performance

  • Levi's Levi's

    Levi’s implementa ‘superagente’ interno com inteligência artificial

  • Wicked Wicked

    Oxxo lança doce temático em parceria com “Wicked: Parte II”

  • Cloudflare Cloudflare

    Queda da Cloudflare causa instabilidade em diversos sites

  • Juspay; pagamento Juspay; pagamento

    Pesquisa da Cielo indica que forma de pagamento orienta decisão de compra

  • números números

    Números e tendências do franchising para 2026

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Skechers
Operação53 minutos atrás

Skechers muda foco e aposta no segmento de performance

Levi's
Inovação2 horas atrás

Levi’s implementa ‘superagente’ interno com inteligência artificial

Wicked
Marketing3 horas atrás

Oxxo lança doce temático em parceria com “Wicked: Parte II”

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising9 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.