Operação
Sherwin-Williams anuncia compra da Suvinil por valor bilionário

A Sherwin-Williams anunciou nesta segunda-feira (17) um acordo para a aquisição dos negócios de tintas da Basf no Brasil, reunidos sob a marca Suvinil. O valor da transação foi definido em US$1,15 bilhão, a ser pago integralmente em dinheiro.
A operação inclui também a marca Glasu! e, em 2023, gerou uma receita líquida de US$525 milhões. As atividades das empresas envolvidas empregam aproximadamente 1.000 funcionários e possuem duas fábricas localizadas nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil.
A presidente-executiva da Sherwin-Williams, Heidi Petz, declarou que os negócios adquiridos são complementares às operações da empresa na América Latina e destacou o reconhecimento da marca Suvinil no mercado brasileiro.
O preço da aquisição representa um múltiplo de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) estimado entre 13% e 14%, considerando sinergias e custos não recorrentes. A conclusão do negócio está prevista para o segundo semestre de 2024, sujeita a aprovações regulatórias no Brasil.
Após a finalização do processo, a Suvinil será incorporada ao portfólio de marcas da Sherwin-Williams voltadas ao consumidor.
A transação ocorre em um contexto de crescimento da construção civil no Brasil, impulsionado pelo programa federal Minha Casa Minha Vida. Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) indicam que os lançamentos de imóveis residenciais cresceram 18,6% em 2024, atingindo 383,5 mil unidades, enquanto as vendas aumentaram 20,9%, totalizando 400,5 mil unidades.
Com informações de Estadão
Imagem: Reprodução/Haus