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E-commerce

Tecnologia de proteção aliada a sustentabilidade favorece o avanço das embalagens de papel no e-commerce

A SEE, indústria conhecida mundialmente pelo desenvolvimento do plástico bolha, amplia seu portfólio de papel no Brasil com o lançamento de tecnologia exclusiva e múltiplas opções para empresas

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Mulher abrindo envelope de papel com maquiagens dentro.

Com perspectiva de crescimento de 20% ao ano até 2025, embalagens de papel no e-commerce tem sido impulsionadas como inovação no setor das embalagens de proteção. A busca por soluções mais sustentáveis e que ofereçam maior eficiência operacional faz parte da estratégia dos varejistas que desejam crescer e se diferenciar neste segmento. É o que aponta Erika Martínez, Gerente de Marketing de Protective Packaging da SEE (nova marca corporativa da Sealed Air, indústria pioneira no segmento de embalagens) para América do Sul.

Líder no segmento de embalagens e conhecida pelo seu pioneirismo com o desenvolvimento do plástico bolha, a SEE está ampliando seu portfólio de soluções de proteção feitas de papel para o Brasil. A iniciativa visa trazer mais alternativas ao varejista que deseja ter operações mais sustentáveis e com mais agilidade, ao mesmo tempo em que melhora a experiência do consumidor.

“O avanço das políticas de ESG nas companhias têm ampliado o compromisso das marcas com a redução de seu impacto ambiental,  portanto é necessário apresentar ao mercado  soluções que ofereçam maior circularidade às embalagens envolvidas na cadeia do e-commerce. Felizmente, o Brasil é um dos países com maior índice de reciclagem de papel e fomentar a economia circular faz parte do compromisso de sustentabilidade da SEE”, comenta Martinez.

Mulher abrindo envelope de papel com maquiagens dentro.

Recentemente, a SEE trouxe para o mercado seu envelope de proteção com amortecimento feito 100% de papel, o Paper Bubble Mailer. Produto inédito que conta com tecnologia de alta resistência exclusiva da companhia e ainda pode triplicar a eficiência operacional do e-commerce em comparação com as caixas de papelão.

A partir deste mês, a empresa apresenta mais duas inovações destinadas às pequenas e médias operações. Trata-se do Quick Wrap Nano e Quick Wrap M. O primeiro é uma caixa dispensadora de papel em formato de favo de mel 3D, enquanto o outro oferece a mesma solução em um equipamento de pequeno porte, o que agiliza o processo de corte do papel. Seu formato permite o empacotamento de mercadorias de maneira mais robusta e com amortecimento contra pequenas avarias em superfície durante sua jornada até o consumidor. Com mecanismos de simples operação, que não exigem treinamento técnico, os sistemas elevam em 40% a agilidade no processo de empacotamento em comparação com outros recursos tradicionais.

Além das pequenas e médias operações, as novidades da SEE são destinadas também a lojas físicas que atuam no formato ship from store e funcionam como pontos de distribuição. A executiva destaca que a tecnologia Quick Wrap chega para apoiar os varejistas que querem mais opções para atender aos novos hábitos de compra. “O e-commerce seguirá crescendo no Brasil e impulsionando novos formatos de logística que atendam a demanda por agilidade, como o ship from store. Neste contexto, é fundamental que as operações de embalagem tragam otimização de tempo e espaço para os varejistas, ao mesmo tempo em que aprimorem a experiência de compra com mais sustentabilidade”, finaliza Martinez.

Atualmente, o portfólio de papel da SEE para e-commerce já conta com soluções para preenchimento de espaços vazios, amortecimento e imobilização para produtos frágeis.  Todas elas contam com altos índices de papel reciclado em sua composição, o que potencializa ainda mais a economia circular, e ainda estão disponíveis em diferentes gramaturas para assegurar a proteção adequada a cada tipo de produto. Além dos materiais, a SEE dispõe para o mercado brasileiro de soluções de automação que agregam agilidade e inteligência às operações de embalagem.

Imagem: Envato