Economia
Tendências do foodservice para os próximos 12 meses
ESG, uso da Inteligência Artificial, otimização da logística e criação de lojas conceito estão entre os principais planos para o futuro
De acordo com a pesquisa da Galunion, “Tendências do Ecossistema de Foodservice”, inteligência artificial e práticas de ESG se destacam para 2024. Entre as principais conclusões sobre o ano de 2023, se destacam: 9% dos operadores de foodservice usam IA no seu negócio, embora 58% do total de entrevistados pretenda usar essa tecnologia nos próximos 12 meses. O desempenho do setor também mostra que 87% registraram lucro no resultado financeiro nos negócios até outubro de 2023, além de 74% avaliaram que o resultado será melhor quando comparado ao de 2022.
Desempenho em 2023
Quando questionados, 64% dos empreendedores do foodservice que utilizam a IA afirmaram estar com desempenho superior ao faturamento de um ano atrás, 30% igual ao faturamento de um ano atrás e 3% inferior ao faturamento de um ano atrás.
“No último levantamento que fizemos, pudemos ver uma recuperação do setor. Quando questionamos como foi o resultado financeiro dos negócios em foodservice em 2023 entre meados de outubro e início de novembro, 87% afirmaram estar com lucro, 12% próximo a zero e 1% no prejuízo. Além disso, 74% avaliam que o resultado será melhor que 2022, 20% ser igual e 3% pior que o ano anterior”, revela a fundadora e CEO da Galunion, Simone Galante.
Já pensando no futuro, o levantamento aponta quais são os investimentos que as empresas ouvidas fizeram recentemente ou planejam fazer no ambiente da loja física nos próximos 12 meses. Entre as estratégias, estão: o uso de práticas mais sustentáveis no ambiente e nos recursos da loja; estruturas para facilitar o fluxo de entregas de delivery e take away; estruturas para receber eventos, famílias ou grupos; comunicação visual renovada tanto no ponto físico como no digital; e decoração temática, que conta uma história ou a personalidade da marca.
Tendências do foodservice para 2024
A pesquisa também verificou as tendências que os diferentes negócios vão apostar nos próximos 12 meses, e houve especificidades para cada nicho. Para os operadores, por exemplo, uso de fornecedores locais e artesanais, produtos mais econômicos e ofertas para atrair consumidores se destacaram tanto nos independentes como nas redes.
Nos mercados independentes, vemos também produtos com apelo à sustentabilidade e ao cuidado com o planeta, e as redes buscam lançar produtos por tempo limitado. Já para os outros negócios, podem-se destacar o lançamento de produtos ou promoções com marcas conhecidas (co-branding), uso de produtos de fornecedores locais e artesanais, produtos com foco em sabor e indulgência, produtos com apelo para saúde física e mental, e também o lançamento de produtos por tempo limitado.
ESG
Como questões voltadas ao ESG seguem em alta, também é possível verificar quais as iniciativas que hoje já podem ser encontradas no mercado de foodservice. Neste caso, 61% investem em ações com foco na redução de desperdício de alimentos, 48% em sustentabilidade, 46% em gestão de resíduos, 46% em equidade e diversidade de gênero, cor e orientação sexual, e 31% em transparência em ética e conduta das empresas.
“Apoiando o movimento de termos mais mulheres em cargos de liderança, decidimos analisar a estrutura das empresas, para verificar se o público feminino está mais ativo em cargos de liderança. Segundo os dados, houve um aumento de 47% da presença feminina nos cargos de liderança. Podemos observar que esse movimento é mais relevante para outros negócios do ecossistema de foodservice, com 67%, seguido das redes com 58% e independentes com apenas 35%”, aponta Simone Galante.
Inteligência Artificial no foodservice
Bem difundida em diferentes segmentos, a Inteligência Artificial ainda possui baixa representação no foodservice, já que apenas 9% dos operadores usam IA em seus negócios. Porém, do total de 15% dos entrevistados que usam essa tecnologia, 80% destas empresas que investiram em IA revelaram obter bons resultados. Mas, dada a relevância deste recurso, 58% das marcas planejam investir em IA nos próximos 12 meses.
A pesquisa mostra que 64% usam a IA em Marketing e Comunicação, 41% em Atendimento ao Cliente, 35% para definir preços e promoções, e 29% no planejamento de demandas.
“Tais dados evidenciam que ainda há desafios no setor no que diz respeito a esta questão. Entre os principais, podemos evidenciar a falta de entendimento do seu uso e aplicações, a falta de profissionais e o custo elevado para quem já usa IA, nesta ordem. Para quem não usa, o custo elevado aparece como principal desafio, seguido de falta de entendimento da tecnologia e falta de profissionais qualificados”, finaliza Nathália Royo.
Imagem: Envato