E-commerce
Velocidade de entrega e disponibilidade de produtos impulsionam compras online recorrentes

Fatores diferentes influenciam os consumidores a realizarem compras online iniciais e recorrentes em marcas e varejistas online que atuam direto ao consumidor (DTC). Segundo uma pesquisa da provedora de soluções de e-commerce Radial, 32% dos consumidores afirmam que a qualidade do produto é o principal motivo para realizar a primeira compra em uma marca, enquanto 29% citam a exclusividade do produto. No entanto, a velocidade de entrega (72%), a disponibilidade dos produtos (66%) e devoluções fáceis ou gratuitas (63%) são hoje os fatores mais influentes no processo de decisão de compra e na fidelização de longo prazo.
Apenas 25% dos entrevistados disseram à Radial que consideram a personalização “muito importante”, e 38% mencionaram os valores da marca, sugerindo que a execução, e não apenas a intenção, é o que faz os clientes voltarem a realizar compras online.
Em relação aos fatores que impedem a fidelidade do cliente, a Radial descobriu que quase 40% dos consumidores deixaram de comprar de marcas DTC que apreciavam por problemas de logística, como falta de estoque, atrasos na entrega (29%), taxas inesperadas (30%) e dificuldades nas devoluções (24%).
A Geração Z (35%) e os millennials (33%) são os mais frustrados com atrasos nas entregas e falta de comunicação. Além disso, quase dois terços (62%) de todos os consumidores entrevistados disseram que perderiam a confiança em uma marca se a qualidade do produto caísse ou se a experiência pós-compra não atendesse às expectativas.
“Marcas DTC e modernas já fizeram o trabalho difícil de criar conexões emocionais, mas os consumidores de hoje exigem consistência operacional à altura”, disse Tom Schmitt, CEO da Radial. “Nossa pesquisa mostra que mesmo as marcas mais queridas correm o risco de perder clientes se não atenderem às expectativas em relação à velocidade, disponibilidade e praticidade.”
A pesquisa foi encomendada pela Radial e conduzida pela Dynata, a maior empresa de dados primários do mundo. Foi realizada em março de 2025, com 1.000 consumidores norte-americanos com 18 anos ou mais.
Se os consumidores estão mais exigentes, sua marca precisa estar preparada. Ter um canal direto ao consumidor (D2C) pode ser a chave para garantir agilidade, controle da experiência e fidelização real. Avalie novos formatos de negócio, explore canais digitais e fortaleça o relacionamento com seu cliente:
Imagem: Envato
Informações: CSA
Tradução: Central do Varejo