Operação
Vendas da Miniso sobem 23% no segundo trimestre, mas lucro encolhe

O conglomerado varejista chinês Miniso registrou queda no lucro, apesar do aumento de dois dígitos nas vendas no segundo trimestre.
A receita da Miniso no trimestre encerrado em 30 de junho teve um aumento de 23,1%, chegando a aproximadamente US$ 693,2 milhões. O grupo detém diversas marcas, incluindo Miniso e Top Toy. A receita da Miniso cresceu 19,5%, somando US$ 637 milhões. Esse avanço incluiu alta de 13,6% na China continental e de 28,6% nos mercados internacionais. Já a receita da Top Toy disparou 87%, alcançando US$ 56,1 milhões.
O valor bruto de mercadoria (GMV) nas mesmas lojas da Miniso permaneceu estável, sustentado por um pequeno crescimento na China continental e uma leve queda nos mercados internacionais. No caso da Top Toy, o GMV nas mesmas lojas registrou um leve crescimento.
A Miniso destacou que a Top Toy concluiu recentemente um financiamento estratégico pela Temasek, que resultou em uma avaliação pós-aporte de aproximadamente US$ 1,28 bilhão.
Embora a renda operacional tenha subido 11,3%, para US$ 116,7 milhões, o lucro caiu de US$ 82,4 milhões no mesmo período do ano anterior para US$ 68,3 milhões.
No primeiro semestre do ano, a receita cresceu 21%, atingindo US$ 1,3 bilhão. Esse avanço incluiu aumento de 18% nas vendas da Miniso e de 73% nas vendas da Top Toy. Entretanto, o lucro do período recuou de US$ 163 milhões para US$ 126,5 milhões.
Em 30 de junho, o total de lojas do grupo chegou a 7.905, um acréscimo de 842 unidades em relação ao ano anterior. A Miniso contabilizava 7.612 lojas, sendo 4.305 na China continental e 3.307 no exterior, enquanto a Top Toy operava 293 pontos de venda.
A empresa prevê que o crescimento da receita deve acelerar no restante do ano.
Imagem: Divulgação
Informações: Retail News Asia
Tradução livre: Central do Varejo